Os conceitos abaixo estão relacionados à Pessoa Jurídica, com exceção de qual alternativa?
1. Para manifestar sua vontade no mundo dos negócios, a pessoa jurídica necessita de uma pessoa natural que a represente, o que geralmente é feito por um ou mais sócios indicados para este fim, no contrato social.
2. O documento que materializa a constituição da pessoa jurídica recebe o nome de contrato social. Se a pessoa jurídica toma a forma de uma associação ou se trata de uma sociedade por ações, o nome será estatuto social.
3. A pessoa jurídica, enquanto sujeito de direito, não pode possuir patrimônio próprio, porém exerce direitos, contrai obrigações, além de possuir nome, domicílio e nacionalidade.
4. A pessoa jurídica nasce a partir da vontade dos sócios, que se materializa por meio da inscrição de seu ato constitutivo no registro público competente

Respostas

respondido por: marcusaquino
5

Resposta:

Com exceção da alternativa 3.

Explicação:

O estudo da Pessoa Jurídica é atinente aos princípios contábeis, e dentre eles, há um que merece destaque - o princípio da entidade, segundo o qual a entidade (PJ) deve possuir um patrimônio diverso do dos sócios, a fim de que haja uma separação entre suas pessoas.

Tal princípio está consubstanciado no direito positivo brasileiro, já que o mesmo considera PJ um tipo de pessoa, capaz nos termos do CC 02.

Na questão 3, a parte errada é justamente o advérbio "não", pois pode possuir patrimônio próprio, sendo inclusive mais do que sujeito de direito, chegando até a ser pessoa jurídica, bem descrita nos códigos jurídicos de nosso país.


agnacorreia: então a resposta correta e 4
marcusaquino: A resposta correta é 3.
agnacorreia: ok muito obrigado
marcusaquino: De nada :)
respondido por: winederrn
0

É incorreto afirmar que a pessoa jurídica não pode possuir patrimônio próprio (alternativa 2).

Alternativa 3: A pessoa jurídica, enquanto sujeito de direito, não pode possuir patrimônio próprio, porém exerce direitos, contrai obrigações, além de possuir nome, domicílio e nacionalidade.

Isso ocorre porque a autonomia patrimonial é uma das características mais importantes no que diz respeito à constituição de uma pessoa jurídica.

O que o Código Civil diz sobre a autonomia patrimonial da pessoa jurídica?

No Par. Único do Art. 49, o Código Civil diz que a autonomia patrimonial representa um instrumento legal para a alocação e divisão dos riscos do empreendimento.

Portanto, a lei fala que deve haver separação entre o capital da pessoa jurídica e o dos sócios.

Aprenda mais sobre o tema pessoa jurídica em:

https://brainly.com.br/tarefa/44618984

Força e Honra!

Anexos:
Perguntas similares