Respostas
Resposta:O governo de Floriano Peixoto foi o segundo governo do Brasil durante o período republicano, estendendo-se de 1891 a 1894, logo depois da renúncia de Deodoro da Fonseca da presidência. Os anos de governo de Floriano Peixoto ficaram marcados pelos acontecimentos relacionados à Revolta da Armada e à Revolução Federalista.
A repressão a esses dois movimentos de rebelião contra o governo deu para Floriano a alcunha de “marechal de ferro”. Além disso, o nome do presidente foi utilizado para homenagear a atual cidade de Florianópolis. O fim de seu governo deu-se com a transmissão do poder para Prudente de Morais, o primeiro presidente civil da história do Brasil.
Acesse também: Revolução de 1930 – o levante que colocou fim a Primeira República
Contexto histórico do governo de Floriano Peixoto
O governo de Floriano Peixoto faz parte da Primeira República, aquele período da nossa história que se estendeu de 1889 até 1930. Entretanto, existe uma subdivisão criada pelos historiadores que inclui o governo de Floriano em uma fase chamada de República da Espada, que englobou os dois primeiros governos republicanos de nossa história, unindo-os pelo fato de ambos serem militares.
Floriano Peixoto foi presidente do Brasil de 1891 a 1894, sendo caracterizado como um presidente autoritário.[1]
Floriano Peixoto foi presidente do Brasil de 1891 a 1894, sendo caracterizado como um presidente autoritário.[1]
Essa fase é entendida pelos historiadores como a consolidação da república no Brasil, porque inúmeras transformações estavam acontecendo no campo político e elas não ocorreram de forma pacífica e os governos de Deodoro da Fonseca e de Floriano Peixoto são prova disso