Cite aspectos que aproximam e diferenciam as críticas do conhecimento empreendidas por Husserl e Kant
Respostas
Resposta:
Kant pode ser considerado como o pensador que fundou as bases para o estudo de uma fenomenologia enquanto disciplina acadêmica, na medida em que cunhou a expressão ‘fenômeno’ para designar os objetos que podem ser conhecidos pela razão humana. O kantismo tornou-se referência para análise dos aspectos relacionados à teoria do conhecimento. E a característica específica da filosofia kantiana é ser uma filosofia transcendental, ou seja, buscar a fundação do conhecimento a partir do que pode ser representado fenomenicamente.
De acordo com Husserl, o método fenomenológico é o método filosófico por excelência, contudo, ele considera que o projeto filosófico de Kant encontra-se incapaz de cumprir o que promete em teoria. Husserl entende que o conceito kantiano de fenômeno sustenta-se na ideia da condição de possibilidade para uma experiência cognoscitiva. Isto significa que tal conceito fundamenta-se em uma restrição de caráter empírico, não lógico. Segundo Husserl, este é o problema kantiano na tarefa para constituir uma fundação do conhecimento a partir do que deveria ser um projeto fenomenológico. Husserl acusa Kant de ter fracassado no projeto de uma Fenomenologia porque sua filosofia seria muito fisicalista, o que tornou impossível abordar a ideia do fenômeno sem que esta não estivesse reduzida aos aspectos sensíveis.
Os aspectos essenciais que assemelham os dois pensamentos, é que eles defendem que não podemos conhecer de fato as coisas, apenas aquilo que elas aparentam ser.
O conhecimento em Kant
Desde o inicio da filosofia quando tentaram entender como o nosso conhecimento se formava e se ele era mesmo confiável, o homem tenta sistematizar a maneira como nossos conhecimentos existem. Um dos grandes pensadores que contribuiu para isso foi Kant.
Para Kant o conhecimento humano não poderia ser 100% factível, isto é, não podemos ter certeza de 100% daquilo que achamos ser verdade. Pois no ato de conhecer as coisas, só conhecemos a maneira como elas aparentam ser para nós e não como elas são.
Esse aspecto também é levado em conta com Husserl, que define o conhecimento sendo relativo a perspectiva do homem sobre o mundo que estamos inseridos.
Para saber mais sobre Kant e conhecimento, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/25913
#SPJ2