Texto-base 1 Quando se diz que toda pesquisa tem início com algum tipo de problema, torna-se conveniente esclarecer o significado deste termo. Uma acepção bastante corrente identifica problema com questão que dá margem a hesitação ou perplexidade, por difícil de explicar ou resolver. Outra acepção identifica problema com algo que provoca desequilíbrio, mal-estar, sofrimento ou constrangimento às pessoas. Contudo, na acepção científica, problema é qualquer questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento. Assim, podem ser consideradas como problemas científicos as indagações: Qual a composição da atmosfera de Vênus? Qual a causa da enxaqueca? Qual a origem do homem americano? Qual a probabilidade de êxito das operações para transplante de fígado? (GIL, 2008, p.33). GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p. Texto- base 2 O primeiro passo a ser dada numa pesquisa científica é a formulação clara de um problema. O seguinte é a construção de hipóteses. Muitas definições são propostas para o termo hipótese. Para Goode e Hatt (1969, p. 75) "é uma proposição que pode ser colocada a prova para determinar sua validade". Neste sentido, hipótese é uma suposta resposta ao problema a ser investigado. É uma proposição que se forma e que será aceita ou rejeitada somente depois de devidamente testada. O papel fundamental da hipótese na pesquisa é sugerir explicações para os fatos. Essas sugestões podem ser a solução para o problema. Podem ser verdadeiras ou falsas (GIL, 2008, p.41). GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2008. 200 p. A partir da contextualização dos textos acima e suas leituras realizadas na unidade 1 da disciplina, aplique seus conhecimentos adquiridos, executando o que se pede, nos subcomandos: Construa um problema de pesquisa, o qual envolva um tema relacionado a sua área de formação, em seguida elabore três hipóteses para a solução do mesmo. (50%) Utilize um exemplo de problema cotidiano, em seguida, resolva-o, apontando três possíveis soluções diferentes para o mesmo. (50%)
Respostas
Toda pesquisa começa com um problema, pois é a partir dele que o pesquisador "buscará" respostas para a sua indagação.
A pesquisa científica surge de uma inquietação do pesquisador a respeito de um assunto. Para ser construída, necessita atender normas e métodos.
Ela é composta por um problema, hipótese, referências bibliográficas, referências literárias, objetivos, dentre outros.
O processo de indagação é denominado de problema da pesquisa, que é onde o pesquisador faz perguntas sobre a temática, e partir disso, constrói o norte para o seu trabalho.
Os problemas podem ser:
Quantas pessoas praticam atividade física na faculdade de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro?
Qual é a causa do sedentarismo dos jovens de 15 a 20 anos da Escola Municipal X?
As hipóteses aparecem a partir da pesquisa já realizada que é a partir dos resultados obtidos dentro do trabalho.
Abraços!