Respostas
Resposta:
Artesanato, manufatura e maquinofatura
(fragmento de texto)
O artesanato, primeira forma de produção industrial, surgiu no fim da Idade Média com o renascimento comercial e urbano e definia-se pela produção independente; o produtor possuía os meios de produção: instalações, ferramentas e matéria-prima. Em casa, sozinho ou com a família, o artesão realizava todas as etapas da produção.
A manufatura resultou da ampliação do consumo, que levou o artesão a aumentar a produção e o comerciante a dedicar-se à produção industrial. O manufatureiro distribuía a matéria-prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado. Esse comerciante passou a produzir. Primeiro, contratou artesãos para dar acabamento aos tecidos; depois, tingir; e tecer; e finalmente fiar. Surgiram fábricas, com assalariados, sem controle sobre o produto de seu trabalho. A produtividade aumentou por causa da divisão social, isto é, cada trabalhador realizava uma etapa da produção.
Na maquinofatura, o trabalhador estava submetido ao regime de funcionamento da máquina e à gerência direta do empresário. Foi nesta etapa que se consolidou a Revolução Industrial.
Produção Artesanal:
- Depende basicamente das habilidades do artesão.
- O trabalho é manual e individualizado
- Existe ausência da divisão social no trabalho.
- Feita com materiais artesanais.
Produção industrial:
- Produção em série e em larga escala.
- Uso intenso de máquinas(Mecanização)
- Feita com materiais industriais.
- As tarefas são divididas.
Produção Manufaturada:
- Cada trabalhador ou grupo de trabalhadores é responsável por uma tarefa.
- Máquinas simples são usadas.
Espero ter ajudado...