Respostas
Resposta:
O filósofo nasceu no dia 16 de julho de 1723, na pequena cidade de Kirkcaldy, na Escócia.
O pai de Adam, morreu seis meses antes de seu nascimento e com quatro anos de idade, ele foi sequestrado por ciganos, mas felizmente, foi resgatado por seu tio e devolvido para sua mãe.
Aos 16 anos ele foi estudar na Universidade de Glasgow e em 1740, iniciou na Universidade de Oxford.
Oito anos depois, começou a ensinar em Edimburgo. Com 28 anos, ele se tornou professor de Lógica e Filosofia Moral na mesma universidade em que estudou.
Ao longo de sua vida, ele se tornou amigo de outro importante filósofo: David Hume. Pouco se sabe sobre sua vida pessoal, apenas que Adam Smith não se casou.
Teoria econômica
Essa teoria foi uma das mais importantes para o desenvolvimento da ciência econômica como conhecemos hoje. Ela tem como objetivo a análise de fenômenos como a acumulação de riqueza; a divisão do trabalho e o valor sobre bens e produtos.
Adam foi um dos primeiros a estudar sobre esse tema no século XVIII, o que o levou a uma construção de um modelo que influenciou economistas e teóricos como: Karl Marx e Carl Menger, por exemplo.
Teoria do valor-trabalho
A teoria do valor-trabalho representa a ideia de que em todas as sociedades, o processo de produção pode ser reduzido a uma série de esforços humanos. O valor de um bem ou serviço depende de forma direta da quantidade de trabalho a ele incorporado.
O filósofo Adam Smith acreditava que o trabalho era a unidade de medida exata para quantificar o valor, porém, não era um fator determinante para os preços.
Frases de Adam Smith
Veja algumas frases que traduzem os pensamentos do filósofo:
“A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes”;
“Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres e miseráveis”;
“Mas, mesmo que o trabalho seja a medida real do valor de troca de todas as mercadorias, não é por ele que seu valor é avaliado”;
“A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram.”
A influência de Adam Smith
Adam acredita que as pessoas se aproximam umas das outras movidas por interesses pessoais, e crê na pessoa humana e na sua capacidade de estabelecer juízos morais que permitem uma convivência pacífica.
As ideias de Adam Smith atacaram a política econômica mercantilista e influenciaram a burguesia europeia do século XVIII. Smith contestou o regime de direitos feudais que persistia em regiões rurais da Europa.
Sua visão foi extremamente importante para o capitalismo nos séculos XIX e XX e os economistas da atualidade continuam a usar seus ensinamentos.