Respostas
vou tentar resumir com minhas palavras.
O mito da caverna foi apresentado por Platão, primeiramente temos que entender os dois mundo de Platão, o inteligível, só é possivel atingir através da sabedoria, o sensível, o mundo que vivemos agora. Com isso, o mito da caverna retrata pessoas presas, e elas pensam que o mundo para elas é só as sombras que ficam vendo através da luz ( obs:elas nunca sairam para ver o mundo lá fora), quando elas são liberta elas conhecem um mundo além do que era aquilo, metaforicamente representa a passagem do mundo sensível para o inteligível.
espero ter ajudado!
Resposta:
Em uma caverna onde prisioneiros vivem desde a infância. Com as mãos amarradas em uma parede, eles podem avistar somente as sombras que são projetadas na parede a sua frente. As sombras são ocasionadas por uma fogueira, homens passam ante a fogueira, fazem gestos e passam objetos, formando sombras que, de maneira distorcida, são todo o conhecimento que os prusioneiros tinham do mundo. A parede da caverna, aquelas sombras, os ecos dos sons que as pessoas de cima produziam era o mundo restrito dos prisioneiros.
Um dia, um dos prisioneiros foi liberto. Andando pela caverna, ele percebe que havia pessoas e uma fogueira projetando as sombras que ele julgava ser a totalidade do mundo. Ao encontrar a saída da caverna, ele teve um susto ao deparar-se com o mundo exterior. A luz solar ofusca a sua visão e ele se sente desamparado. Aos poucos ele se acostuma com a luz e começa a perceber a infinidade do mundo e da natureza que existe fora da caverna. O prisioneiro liberto tinha duas opções: retornar a caverna e libertar seus companheiros ou viver sua liberdade.