Respostas
Resposta:
acetil-coenzima A (acetil-CoA) é uma fonte de energia, desempenhando um importante papel na síntese e oxidação dos ácidos gordos. A sua formação constitui uma das etapas da respiração aeróbia e ocorre na matriz mitocondrial. Esta fase pode ser representada da seguinte forma:
2 Ácido pirúvico + 2 NAD+ + 2 CoA → 2 Acetil-CoA + 2 CO2 + 2 NADH + 2H+
Explicação:
PESQUISAR
Língua Portuguesa
< voltar
acetil-coenzima A
A acetil-coenzima A (acetil-CoA) é uma fonte de energia, desempenhando um importante papel na síntese e oxidação dos ácidos gordos. A sua formação constitui uma das etapas da respiração aeróbia e ocorre na matriz mitocondrial. Esta fase pode ser representada da seguinte forma:
2 Ácido pirúvico + 2 NAD+ + 2 CoA → 2 Acetil-CoA + 2 CO2 + 2 NADH + 2H+
MAIS ARTIGOS
• desnaturação proteica
• desnitrificação
• desnudação
• desoxirribose
A actil-CoA forma-se a partir do ácido pirúvico produzido na glicólise. O ácido pirúvico passa por uma descarboxilação, com libertação de CO2 (dióxido de carbono), e por uma oxidação, com libertação de hidrogénio, formando a acetil-CoA por associação à CoA (coenzima A). O hidrogénio produzido é utilizado para reduzir uma molécula de NAD+ (dinucleótido de nicotinamida e adenina), formando-se NADH e H+ (ião hidrogénio).
Por cada molécula de glicose, que dá origem a duas moléculas de ácido 0pirúvico, produzem-se duas moléculas de acetil-CoA, duas moléculas de CO2, duas moléculas de NADH e duas moléculas de H+.
A acetil-CoA intervém na etapa seguinte da respiração aeróbia, designada por ciclo de Krebs.
Nas imagens ilustração:
Este passo verifica-se uma remoção de 2 átomos de carbono e de 2 moléculas de oxigénio, com libertação de dióxido de carbono. Com a remoção de dióxido de carbono há libertação de energia, o que conduz à formação de NADH a partir de NAD+. A coenzima A liga-se à molécula (2C) que se formou, convertendo-se em acetil coenzima A. A acetil coenzima a vai ser processada no ciclo de Krebs.