• Matéria: Filosofia
  • Autor: ruanfeitosaff
  • Perguntado 6 anos atrás

Em que o feio está envolvido na problemática do belo na obra de arte?​

Respostas

respondido por: pedrofernolente
6

Resposta:

Considerado indigno de ser objeto de análise teórica, o feio era excluído do domínio estético, por um lado, devido à limitação deste domínio ao belo e, por outro, à definição, herdeira da tradição metafísica, do feio como negativo do belo. No séc. XX, com o alargamento do conceito de Arte, esta passou a ser reflexiva e a incluir em si o feio como forma de colocar em questão os seus próprios fundamentos. Se anteriormente era apenas tolerado na arte quando o tratamento estético anulava o seu caráter, o Feio passou, então, a ser integrado precisamente devido ao seu caráter repulsivo. Neste contexto, pareceu-nos evidente que a dicotomia belo/feio – da qual decorre a idéia do feio como mero negativo fantasmagórico do belo –, se mostrava inadequada para analisar as obras de arte contemporâneas. Assim, procuramos fundamentar filosoficamente o conceito do feio.

A associação entre o belo e o bom teve por consequência a associação entre o feio e o mau. Assim, as personagens más das histórias infantis são feias, como as bruxas, enquanto as heroínas são formosas.

respondido por: flaviatoliveira
4

Olá ent vou responder de acordo com oq eu estudei gente se estiver errado me desculpe ok

ent,o belo e o feio são conceitos subjetivos, ou seja, são pessoais. Mas a arte descreve como belo tudo aquilo que é estético. ... Dessa forma, entende-se como arte bela aquilo que possui estética agradável, o contrário seria a arte feia.

ESPERO TER AJUDADO GENTE

Perguntas similares