Respostas
Resposta:
Explicação:
Fake news: consequências
As fake news são mais um sintoma do que uma consequência, ou ainda sintoma e consequência de um cenário educacional cheio de falhas. A falta de entendimento básico de política, economia, sociedades e seus funcionamentos pode fazer com que milhares de cidadãos apostem na veracidade de notícias fantasiosas.
Diante disso, o resultado possível é aquele que prevê uma sociedade sem pensamento crítico, propensa a acreditar cegamente em figuras de autoridade, especialmente as religiosas e políticas. Afinal, uma população que não é estimulada para questionar, também não se torna plenamente capaz de analisar a construção de uma notícia falsa.
O problema, portanto, é estrutural e já dura há centenas de anos. Dessa forma, as consequências das fake news têm níveis alarmantes e influencia os mais diversos campos, sejam eles sociais, econômicos, políticos, pessoais, psicológicos e demais áreas de nossas vidas.
Uma população que se vê acreditando no que não corresponde à verdade acaba fazendo escolhas de acordo com o que recebe, ainda que este conteúdo esteja manipulado.
Assim, uma falsa notícia pode gerar consequências inofensivas que vão desde cliques monetizados até atitudes mais severas como agressões físicas e psicológicas contra pessoas inocentes, ameaças a questões de saúde pública, como os movimentos antivacina, aumento da intolerância contra homossexuais, o discurso de ódio contra povos ou culturas diferentes e até mesmo a manutenção de sistemas governamentais totalitários.
Consequências das fake news para a sociedade brasileira
As fake news tem por objetivo disseminar informações falsas na sociedade ,de forma a agredir uma pessoa ou grupo de pessoas, onde se coloca informações sem procedência em meio de propagação em massa.
Infelizmente não são todas as pessoas que tem acesso a uma educação de qualidade, o que faz que elas acreditem facilmente nas notícias que são espalhadas pelas fake news.
O que faz que as fake news gerem desinformação e informações totalmente falsas para sociedade.
Por isso, deve-se ler com atenção as notícias que se recebe além de ser necessário saber filtrar e procurar a procedência das fontes da pesquisa.
Bons estudos!