Respostas
Resposta:
Nesta obra podemos observar três figuras, as duas em primeiro plano são manequins, uma está de pé e a outra está sentada; a terceira que está mais atrás e é uma estátua e ao fundo podemos observar um castelo e algumas fábricas.
Quanto às tonalidades utilizadas no quadro podemos observar um contraste entre o vermelho-ferrugem do palácio e o verde do céu; e entre o preto e a cor mais clara das figuras.
As figuras, estáticas não possuem identidade e têm o único objectivo de transmitir um determinado estado de espírito. Estas estão colocadas, entre vários suportes, uma máscara vermelha e um bastão que simbolizam os atributos das musas da tragédia e da comédia.
Quanto à estátua, em terceiro plano, representa Apolo, o líder das musas. Este tal como as musas está sem vida, estático.
O palácio que observamos em último plano está isolado, ao lado por edifícios industriais e pelas chaminés dos mesmos. A cor deste, vermelho-ferrugem contrasta com o tom esverdeado do céu.
Este procedimento de misturar as imagens metafísicas com elementos clássicos, aumenta a complexidade da linguagem dos quadros.
E o desapego e angústia dos espaços pictóricos, nos seus quadros transmitem-nos alguma inquietação, o insólito. Esta característica, segundo alguns críticos deve-se à falta da figura paterna.
Resposta:
Uma obra de 1925 criada em Roma
na galeria Nacional de Arte Moderna.