Respostas
Resposta:
Diferentemente de todos os seres vivos, os vírus são acelulares, ou seja, não são constituídos por células. Eles são extremamente pequenos (medem menos de 200 nm de diâmetro) e de estrutura muito simples, pois possuem apenas uma cápsula, constituída de proteínas (capsídio), no interior da qual se encontram uma ou mais moléculas de ácido nucléico. Em alguns casos, além das moléculas de proteínas, o capsídio pode conter um revestimento de lipídios ou de glicoproteínas. Quanto ao ácido nucléico, alguns vírus apresentam DNA, como é o caso dos adenovírus, causadores do resfriado, e dos bacteriófagos, vírus que atacam bactérias. Já nos vírus da gripe e no HIV, causador da AIDS,
Explicação:
O que são os receptores?
São estruturas presentes no capsídeo viral, formadas por glicoproteínas, cuja função é de fixação à membrana plasmática da célula hospedeira, ou, também, ligar-se diretamente ao receptor da célula hospedeira. Posteriormente, podem servir como um canal onde será injetado o genoma viral.
Analogia:
Podemos dizer que são como “chaves”, que abrem as portas de uma célula específica.
Além disso, convém ressaltarmos que os vírus possuem uma certa especificidade quanto ao receptor que podem se projetar. Um exemplo disso é o vírus do HIV, cujo seu receptor nas células humanas é o CCR5 ou o CXCR4.