Respostas
Resposta:
O barroco no Brasil não se desenvolveu nos mesmos moldes e com a mesma relevância que nos países europeus. O estilo barroco manifesta-se tardiamente no Brasil, onde desenvolve características peculiares, tanto na arquitetura das igrejas como nas esculturas de santos.
O que se nota é a existência de alguns intelectuais que, influenciados por autores portugueses e espanhóis, conseguiram produzir, especialmente em Salvador e, em menor escala, no Recife, algumas obras com características barrocas.
O aumento da produção artística barroca no Brasil, principalmente nas áreas da pintura e da escultura, ocorreu apenas quase cem anos depois, nas cidades de Minas Gerais, no chamado Século do Ouro (XVIII), e do Nordeste; isso porque essas cidades, além de ricas, apresentavam intensa vida cultural e artística.
Explicação:
O principal representante do Barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa (1730-1814), também conhecido como Aleijadinho. Suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas com madeira e pedra-sabão.