Respostas
Ao tomar uma amostra estatística deve se tomar cuidados para que não ocorram erros por causa de algum tipo de viés.
O erro mais básico que se pode tomar é fazer uma amostra onde somente as pessoas que gostam de X se dispõe a ir lá responder (como é o caso da enquete de redes sociais, por exemplo).
Este tipo de amostra já está errada logo de início por que os dados estão enviesados para determinar quem gosta de X por que a maioria das pessoas que gostam vão lá responder além de estar vulnerável ao ataque de multiplas respostas por uma única pessoa.
Portanto, ao se fazer um estudo estatístico, deve-se tomar determinar uma quantidade fixa de entrevistados seguindo os critérios necessários de acordo com a pesquisa.
Alguns critérios que podem ser necessários é dividir a quantidade em parcelas referentes ao sexo, à idade, à cor de pele e baseado no local de moradia dos entrevistados.
Assim podemos montar um perfil do sobre os diversos setores da socieadade.
Se uma pesquisa é destinada a um público específico, existe a possibilidade de se excluir outras partes das amostras sem afetar os resultados.
Um exemplo é apreferência das mulheres por determinado tipo de absorvente, onde a opinião masculina pode ser considerada como desnecessária.