• Matéria: Psicologia
  • Autor: reg44
  • Perguntado 7 anos atrás

A rapidez com que o indivíduo irá conduzir seu veículo, é considerado por muitos como mais importante que sua própria vida. Fator este que o leva a conduzir seu veículo além da velocidade permitida, por necessidade ou não, comportando-se de maneira imprudente, não identificando o estabelecido pela lei.

Essas leis buscam proteger e organizar a vida de seus cidadãos, estabelecer e diferenciar condutas adequadas e inadequadas no trânsito e na mobilidade humana. Ao descumprir uma lei de trânsito, o indivíduo, além de praticar uma violação meramente legal, pratica sobretudo um atentado contra a cidadania. As nossas legislações modernas possuem um ordenamento de princípios visando ao bem comum e o bem-estar da coletividade, onde algumas condutas sociais são esperadas e outras serão sempre condenadas.

Enquanto profissional de saúde, o Psicólogo no trânsito deve atuar preventivamente, levando em conta a cultura existente e trabalhar para a sua mudança. A cultura do narcisismo que vivemos hoje é marcada pelo individualismo, egoísmo e egocentrismo, onde cada um está preocupado e centrado em si mesmo, podendo negligenciar o outro que está ao seu lado em favor de si mesmo (Birman, 1999). No sistema de trânsito é possível perceber que este é o cenário onde essas características se revelam a partir do momento em que o interesse individual se sobrepõe ao coletivo. A pressa, a competição e o imediatismo são aspectos reforçam a contingência propícia à destruição presentes no trânsito. O Psicólogo nesse cenário tem o dever ético de atuar para a transformação dessa contingência.



Analise as assertivas abaixo e a relação existente entre elas:



I. O egoísmo, o individualismo e o egocentrismo se revelam através da pressa, da competição e do imediatismo de forma mais exacerbada no trânsito em relação à outras instâncias



PORQUE



II. O automóvel tem uma representação no imaginário social de uma armadura protegendo e permitindo a revelação dos segredos mais íntimos sem a aparição pública de uma identidade

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto ( CORRIGIDO PELO AVA)

Respostas

respondido por: zanon1231
19

Resposta:

Correto!

Explicação:


AnnaLSilva: e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
respondido por: Drgislene
18

Resposta:

e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. Correto ( CORRIGIDO PELO AVA)

Explicação:

Perguntas similares