Respostas
Resposta:Não se descarta que a indisciplina além de gerar vários problemas a escola também prejudica o meio social e a vida particular do individuo.
Portanto este trabalho foi realizado a partir da observação com alunos em sala de aula, o que requereu um vasto estudo bibliográfico para tal realização.Esta pesquisa teve por objetivo observar e discutir a agressividade e a indisciplina nas crianças e adolescentes que fazem uso desta dentro e fora da sala de aula.
Na observação dos dados colhidos, chegou-se a entender que um grande desafio aos professores a conviverem com alunos indisciplinados, isto tanto na rede pública como também na privada. O que nos leva a questiona-nos o que realmente estão levando jovens e crianças a serem violentos e indisciplinados. E por que o atual professor não consegue obter o equilíbrio de seus alunos; onde em muitas conversas ouvimos dizer que antigamente os alunos não eram tão agressivos como os de hoje.
Para aprofundamento do tema, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, com abordagem qualitativa, a partir de leituras e fechamento de textos, livros, artigos e revistas, enfocando-se autores como: Tiba (1996), Vasconcellos (2009), Oliveira (2005) Aquino (1998), entre outros. Subsidiando também este trabalho monográfico, desenvolveu-se uma pesquisa de campo enfocando-se a temática em estudo na realidade escolar.Para efeito de melhor sistematização esta monografia apresenta-se estruturada em três seções: a primeira aborda indisciplina escolar: revisão conceitual e caracterização dos aspectos relevantes; a segunda expõe a descrição da escola campo de pesquisa; por fim, a terceira evidencia a analise dos dados coletados na pesquisa de campo.
Ou
O presente trabalho visou ampliar o conhecimento e a compreensão acerca da indisciplina no contexto escolar, identificando suas causas, analisando as sérias consequências e apresentando estratégias para combater esse problema educacional. Diante da realidade de violência praticada nas escolas, se faz necessário a elaboração de um projeto de intervenção com o objetivo de combater e diminuir os índices de falta de disciplina. O envolvimento da família também se faz necessário, sendo uma ação conjunta através da parceria escola/família/sociedade. Para enfrentar o problema da indisciplina, educadores devem utilizar estratégias diversas na sala de aula que vão desde as atitudes com caráter punitivo como repreensão verbal após a quebra de acordos, até o reforçamento com elogios para os comportamentos adequados. Conclui-se que: para lidar com a indisciplina, os professores precisam adquirir algumas características aversivas, utilizar também de alguns conceitos da análise do comportamento. Desse modo, se faz necessário uma formação que venha dar subsídio ao professor, para auxiliá-lo de modo que ele possa agir com segurança diante do mau comportamento dos alunos, para isso, a análise do comportamento se torna uma importante ferramenta.
Explicação:
A escola sofre reflexos do meio em que está inserida. O problema disciplinar é freqüentemente, repercutidos nos conflitos da família e do meio social envolvente.
Ou
Combater o foco da indisciplina, utilizando uma metodologia diversificada, para que o professor possa ter um trabalho efetivo dentro da sala de aula.