1) pesquisar sobre os seguintes conjuntos numéricos, e de exemplos de aplicação no dia a dia:
A) números inteiros:
B) número racionais:
C) números irracionais:
D) número Reais:
Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Atualmente podemos encontrar vários exemplos da aplicação dos números inteiros em situações do nosso dia a dia, por exemplo, naqueles frezers que encontramos em supermercados, churrascarias e pizzarias e que possuem cerveja e refrigerante, geralmente, mostram temperaturas abaixo de zero e para isso precisam ser representadas por números inteiros negativos. Outro exemplo bem comum é o marcador de temperaturas que encontramos em pontos estratégicos em cidades grandes, sempre terá um que irá marcar temperaturas abaixo de zero também coisa que é um pouco difícil de acontecer aqui no Brasil não é mesmo, mas não é impossível, em Santa Catarina é um lugarzinho bem frio e que vez por outra possui temperaturas abaixo de zero graus.
Atualmente podemos encontrar vários exemplos das aplicações nos números racionais em nosso dia a dia, se formos focar um pouco no caso das frações podemos observá-las, por exemplo, nos marcadores de combustível dos carros. Toco carro, hoje em dia, possui um marcador de combustível e a maioria deles utiliza frações para representar a quantidade gasolina que possui no carro. Outro exemplo bem comum onde podemos encontrar a aplicação das frações é em receitas de bolos, geralmente, encontramos a expressão 1/2 de chá de açúcar, por exemplo, em alguma receitas.
Pode não parecer mas existem vários exemplos onde encontramos os números irracionais em nosso dia a dia, por exemplo, dada uma circunferência qualquer se pegarmos a medida de seu comprimento e dividirmos pelo diâmetro dessa circunferência obteremos um número irracional que é mundialmente conhecido, obteremos o número π (pi). Outro exemplo que passa despercebido é o do número de ouro que pode ser encontrado em vários lugares na natureza como em caracóis, no próprio ser humano e em outros lugares.
De acordo com essa definição podemos dizer que as classificações dos números citadas anteriormente são também números reais, portanto, todos os exemplos em situações do dia a dia que foram citados nesta publicação desde o início também se aplicam aos números reais.