Um Homem do grupo sanguíneo O (com mãe do tipo B e pai do tipo B) é casado com uma mulher cuja os avós maternos e paternos são do grupo O , esse casal poderá ter descendentes de que tipo sanguíneo ?
Respostas
Para formar o tipo sanguíneo é necessário possuir um par de alelos. Um alelo vem da mãe e um alelo vem do pai. Os alelos podem ser A (dominante), B (dominante) "o" (recessivo).
Os alelos A e B quando fazem par com o alelo "o" dominam a sua expressividade, enquanto que quando estão juntos os dois expressam co-dominancia. O alelo "o" só expressa o tipo sanguíneo O na ausencia dos alelos dominantes, por isso:
- Ao = tipo sanguíneo A
- AA = tipo sanguíneo A
- Bo = tipo sanguíneo B
- BB = tipo sanguíneo B
- AB = tipo sanguíneo AB
- "oo" = tipo sanguíneo O
Resposta:
- Homem do casal: tipo sanguíneo O (oo)
- Mulher do casal: se seus avós paternos e maternos são do tipo O (oo) eles só podem ter tido filhos do tipo O, porque só conseguem passar aos seus descendentes o alelo "o". Se seus avós só tiveram filhos do tipo O, significa que ela é filha de pais do tipo O e que ela também é obrigatoriamente do tipo sanguíneo O (oo).
Como o Homem do casal só pode passar o alelo "o" ao filho e a Mulher do casal só pode passar o alelo "o" ao filho, esse filho vai ser obrigatoriamente do tipo sanguíneo O (oo).