• Matéria: História
  • Autor: Muanza
  • Perguntado 7 anos atrás

Me ajudem pfvr

O anarquismo (anarco-sindicalismo), uma das correntes políticas do movimento

operário na República Velha (1889 -1930), lutava:

a) pela organização do proletariado urbano em partidos políticos como forma de pressionar o governo a adotar uma legislação trabalhista que defendesse os direitos dos trabalhadores contra a exploração capitalista.
b) pela eleição de líderes sindicais para o Congresso, onde poderiam defender melhor as reivindicações operárias contra os interesses oligárquicos e da burguesia industrial exploradora.
c) pela formação de sindicatos mais combativos e dispostos a negociar com a burguesia industrial a manutenção da propriedade privada e a participação dos
operários nos lucros das fábricas.
d) pela cooperação com o Estado, desde que este respeitasse o direito de greve, a livre negociação do operariado em sindicatos e aprovasse leis que defendessem melhores condições de trabalho nas fábricas.
e) pelo fim do sistema capitalista, da divisão da sociedade em classes, da propriedade privada e do Estado através da ação direta do operariado organizado
em sindicatos.

Respostas

respondido por: andressa5450
4

Resposta: Letra E

Explicação:

O anarquismo penetrou no Brasil nas primeiras décadas do século XX principalmente por meio de imigrantes italianos, já que na Itália havia, nessa época, um forte movimento anarquista articulado com o sindicalismo. As teses anarquistas, como o próprio nome indica, pregavam o fim de qualquer tipo de governo e defendiam a autogestão dos trabalhadores.

Perguntas similares