Analise a situação presente no mundo contemporâneo e faça uma analogia( isto é uma comparação entre o pensamento de Durkheim e Max weber sobre o que eles pensam sobre sociedade.
Respostas
Resposta: Durkheim e Weber são dois pensadores clássicos da sociologia, suas análises buscam entender o funcionamento da sociedade através de "leis sociais" ou "fatos sociais" a fim de entender o funcionamento da mesma. Embora o objeto de estudo deles fosse o mesmo, o método de análise se diferenciava. Durkheim é considerado um teórico mais conservador, para ele não se deve empreender nenhuma concepção a priori da sociedade. O que o sociólogo deve fazer é analisar os fatos sociais, através dos dados, para assim entender caminhos dessa sociedade. Max Weber, já com uma concepção metodológica mais racionalista, compreende que o mundo está passando por um processo de desencantamento. Pois saiu de um período místico par um modo de organização social onde a razão e a ciência empreendem seu valor. Essa última concepção de Weber pode ser visto em seu livro mais famoso "Ética protestante e o espirito do capitalismo", onde, para ele, a racionalidade do protestantismo deu as bases para a estruturação do capitalismo moderno.
Se fossemos aplicar os dois autores no contexto atual, poderíamos dizer que Durkheim primeiramente procuraria observar os fatos e contexto sociais para depois imprimir sua análise, já o método weberiano buscaria encaixar os atuais acontecimentos dentro de sua concepção metodológica concebida a priori.