1)Em 1977, um grupo de pesquisadores descobriu todo um ecossistema instalado nos arredores de fontes hidrotermais associadas à cordilheira meso-oceânica do Pacífico Leste. Posteriormente, descobriu-se que na base desse ecossistema estão bactérias quimiossintetizantes. Esta descoberta reforçou a idéia de que:
Alternativas:
a)A vida surgiu independentemente em vários pontos do globo terrestre.
b)A radiação solar não é fonte primária de energia para todos os ecossistemas marinhos.
c)Organismos extremófilos são a base da cadeia alimentar oceânica
d)A radiação solar não é fonte primária de energia para todos os ecossistemas marinhos.
2)Os extremófilos são seres que vivem em ambientes inóspitos, onde outros seres vivos, ditos normais, não teriam hipótese de sobreviver. As características desses micro-organismos já se revelaram úteis, por exemplo, nas indústrias farmacológica, alimentar e de detergentes.
Sobre os organismos extremófilos analise as afirmativas abaixo:
I - Na Terra há extremófilos em regiões vulcânicas ou as fossas abissais submarinas, que vivem a temperaturas na ordem dos 80 ou 100 graus centígrados
II - Na natureza existem outras originalidades, como as dos acidófilos e dos alcalófilos, adaptados a meios ácidos (entre pH 0,2 e 4), ou alcalinos (acima de pH 9).
III – Os organismos chamados de salófilos, que subsistem em meios com salinidade muito elevada (até 30% de sal).
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)As afirmativas I e II estão corretas.
b)As afirmativas I e III estão corretas.
c)As afirmativas II e III estão corretas.
d)As afirmativas I, II e III estão corretas.
3)Existem, organismos que conseguem viver em condições extremas e são chamados de Extremófilos. Eles são divididos em cinco categorias baseadas nos fatores ambientais extremos aos quais estão associados. Sobre essas categorias assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)Organismos Hipertermófilos colonizam nichos onde as temperaturas sobem até 140°C como acontecem nas chaminés marítimas, fontes termais superficiais e abissais.
b)Organismos Halófilos mantêm atividades normais em ambientes onde as temperaturas oscilam em torno de 0°C.
c)Organismos Psicrófilos colonizam ambientes onde a salinidade varia entre 9% e 30% de NaCl, como salinas e outros locais hipersalinos
d)Organismos Alcalófilos vivem em ambientes acídicos (pH entre 0.1 e 4.0) como sulfataras e lagos criados em minas de pirita e outros metais.
4)Extremófilos são microrganismos que se desenvolvem em ambientes adversos, e que têm despertado grandes interesses biotecnológicos, devido à expressão de suas enzimas que possuem alta estabilidade termodinâmica. Uma das enzimas extraídas de bactérias termófilas importante para a técnica biotecnológica chamada de PCR é chamada de:
Alternativas:
a)Termoestabiliase
b)Estruturase
c)Enzima de restrição.
d)Taq DNA polimerase
5)Para funcionarem corretamente, as enzimas precisam de certas condições específicas. São ativas numa faixa estreita de pH e são sensíveis a mudanças de acidez ou alcalinidade em seu meio ambiente. A descoberta de organismos extremófilos abriu oportunidades para o desenvolvimento de extremozimas. O que são extremozimas?
Alternativas:
a)São enzimas modificadas pela ação de microrganismos extremófilos, que alteram as características de funcionamento das enzimas.
b)São enzimas modificadas pela ação de microrganismos extremófilos, que alteram os sítios de ligação das enzimas.
c)São enzimas provenientes de microrganismos extremófilos, sendo naturalmente estáveis em ambientes extremos.
d)São enzimas ativas em ambientes naturais que podem ser desativadas pela ação de substâncias produzidas por organismos extremófilos.
Respostas
respondido por:
3
A resposta é a letra C
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás