A membrana plasmática é um complexo lipoproteico, seletivo, que possibilita as diferentes concentrações e trocas iônicas entre os meios intra e extracelular. É correto afirmar:
a) Lipossolubilidade e gradiente de concentração são fatores inerentes ao transporte passivo.
b) Na difusão simples, quanto maior a molécula do soluto, mais rápido será seu transporte pela membrana.
c) A concentração de soluto determina o fenômeno osmótico pela maior permeabilidade da membrana.
d) Na difusão simples, a taxa de transporte pela membrana corresponde à mesma taxa comparada à difusão facilitada.
Respostas
A membrana plasmática está presente em todas as células, tem origem lipoproteica e é conhecida pela propriedade de permeabilidade seletiva.
Vamos analisar as questões:
- a) CORRETA
O transporte passivo é aquele que ocorre através da membrana plasmática e não há o gasto de energia. Por não haver gastos de energia, é necessário que seja uma molécula pequena, lipossolúvel (difunde-se em lipídios, portanto, na membrana plasmática) e estar a favor do gradiente de concentração (o link com explicação mais detalhada será anexado).
- b) INCORRETA
Na verdade, o transporte configura-se de maneira totalmente inversa: quanto maior o soluto, mais lento será seu transporte pela membrana.
- c) INCORRETA
O fenômeno osmótico ocorre em uma das áreas de menor permeabilidade, já que a osmose depende da passagem de água para a célula, e a membrana plasmática é lipoproteica, ou seja, um composto que dificulta a passagem da água.
- d) INCORRETA
A difusão simples não corresponde à mesma taxa de transporte da difusão facilitada, visto que, no segundo caso, há o auxílio de permeases (proteínas carreadoras).
Continue estudando no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/25777126 (tudo sobre transportes ativos e passivos)
Resposta:
A
Explicação:
Lipossolubilidade e gradiente de concentração.