Respostas
Resposta:
FUNÇÃO:
A função básica dos plasmócitos é a produção de anticorpos circulantes no sangue, também conhecidos como anticorpos humorais.
CARACTERÍSTICA:
São arredondados, além de possuírem muito citoplasma em relação ao seu núcleo, que é esférico e está situado na porção basal da célula. A cromatina nuclear se dispõe em grumos grosseiros presos ao envoltório nuclear lembrando uma “roda de carroça”; o nucléolo é proeminente e visível.
O citoplasma apresenta sua maior porção ocupada pelo retículo endoplasmático granular; possuindo também um desenvolvido complexo de Golgi, no centro do qual estão dois centríolos; escassas mitocôndrias são visíveis espalhadas pela célula. Tal escassez sugere que a célula não apresenta uma atividade altamente endoenergética. Não existem habitualmente nessas células grânulos de secreção, pois não ocorre nelas o acúmulo do seu produto de secreção.
Explicação:
Uma doença associada à atividade dos plasmócitos é o mieloma múltiplo, enfermidade de medula óssea gerada por alterações nesse tipo celular. Eles produzem citocina que ativa os osteoclastos e leva a lesões localizadas no osso. Esta alteração provoca a aumento quantitativo exagerado desta célula e sua infiltração na medula, com o conseqüente aumento das imunoglobulinas presentes no sangue.
Não há evidências de que esta é uma doença hereditária e seus principais fatores são genéticos e ambientais. Há casos em que a doença é diagnosticada sem o aparecimento de nenhum sintoma, entretanto pode haver cansaço, anemia e afecções respiratórias graves, além de dores ósseas intensas e prolongadas que levam a realização de radiografias.Até hoje não existe tratamento que cure essa doença.