Respostas
Marx nasceu em Trier, Prússia (atual Alemanha) em 5 de maio de 1818, filho de Heinrich Marx e Henrietta Pressberg. Os pais de Marx eram judeus, Marx foi educado em casa por seu pai até o ensino médio e, em 1835, com 17 anos, se matriculou na Universidade de Bonn, na Alemanha, onde estudou direito a pedido de seu pai. Marx, no entanto, estava muito mais interessado em filosofia e literatura.
Após o primeiro ano na universidade, Marx ficou noivo de Jenny von Westphalen, uma baronesa educada. Eles se casariam mais tarde em 1843. Em 1836, Marx se matriculou na Universidade de Berlim, onde logo se sentiu em casa quando se juntou a um círculo de pensadores brilhantes e extremos que estavam desafiando instituições e idéias existentes, incluindo religião, filosofia, ética e política. Marx formou-se em doutorado em 1841.
Mudou-se para Bruxelas, em 1845, onde fundou o Partido dos Trabalhadores Alemães e foi ativo na Liga Comunista. Lá, Marx trabalhou em rede com outros intelectuais e ativistas de esquerda e - escreveu sua obra mais famosa, " O Manifesto Comunista ". Publicado em 1848, continha a famosa frase: "Trabalhadores do mundo se unem. Você não tem nada a perder além de suas correntes". Depois de ser exilado da Bélgica, Marx finalmente se estabeleceu em Londres, onde viveu como um exílio apátrida pelo resto da vida.
Ele também continuou escrevendo e formulando suas teorias sobre a natureza da sociedade e como acreditava que ela poderia ser melhorada, além de fazer ativamente campanhas pelo socialismo.Ele passou o resto da vida trabalhando em um tomo de três volumes, "Das Kapital", que teve seu primeiro volume publicado em 1867. Neste trabalho, Marx pretendia explicar o impacto econômico da sociedade capitalista, onde um pequeno grupo, que ele chamou a burguesia, possuía os meios de produção e usava seu poder para explorar o proletariado, a classe trabalhadora que realmente produzia os bens que enriqueciam os czares capitalistas.
"Das Kapital" foi publicado logo após a morte de Marx.Enquanto Marx permaneceu uma figura relativamente desconhecida em sua vida, suas idéias e a ideologia do marxismo começaram a exercer uma grande influência nos movimentos socialistas logo após sua morte. Ele morreu de câncer em 14 de março de 1883 e foi enterrado no Cemitério Highgate, em Londres.