Um determinado paciente deu entrada no pronto socorro com um quadro clínico no qual apresentava baixa concentração do íon Na+ no sangue e consequentemente nos líquidos extracelulares. Sabemos que o potencial de ação representa um dos mecanismos de comunicação utilizado pelo Sistema Nervoso com os demais tecidos do corpo humano e depende do transito de Na+ e K+ entre o meio intracelular e extracelular. Marque a alternativa que indica qual a fase do potencial de ação que se encontra diretamente prejudicada no quadro clínico citado.
Despolarização
Repolarização
Sobrepasso
Hiperpolarização
Repouso
Respostas
Resposta:
Despolarização
Explicação:
período refratário relativo: fase da repolarização de uma célula onde um estimulo maior que o inicial é capaz de gerar um novo potencial de ação sem que a célula volte ao seu estado de repouso. período refratário absoluto: fase da repolarização de uma célula onde nenhum estimulo é capaz de gerar um novo potencial de ação, nem mesmo um estimulo mais forte que o inicial.
Nos casos de hiponatremia, ou seja, baixas concentrações de íons sódio no sangue, a fase do potencial de ação que se encontra diretamente prejudicada é a de Repolarização (letra B).
Potencial de ação
O potencial de ação é necessário para que a informação seja transmitida entre os neurônios. Assim, isso ocorre por meio de sinais elétricos, iniciando-se pela despolarização do axônio, seguida de uma repolarização e hiperpolarização, para retornar ao repouso.
Na fase de despolarização, há a abertura dos canais de potássio, fazendo com que o potássio presente no meio externo passe para dentro do axônio. Na fase seguinte, ocorre a repolarização, na qual os canais de sódio são abertos, permitindo que eles saiam do citoplasma para o meio externo. Logo, é essa fase que encontra-se prejudicada nos casos de hiponatremia.
Outra questão sobre potencial de ação:
https://brainly.com.br/tarefa/18600031
#SPJ2