Gente por favor preciso de gelo eu não sei nada disso não tive essas aulas e não consigo assistir por causa do trabalho eu tô desesperado.
a) – 278
b) – 2.048
c) – 688
d) – 1.024
e) – 3.014
https://brainly.com.br/tarefa/25982261?utm_source=android&utm_medium=share&utm_campaign=question
Respostas
Olá!
A termoquímica é a parte da química que estuda os processos de transferência de energia na forma de calor, durante as reações químicas e transições de fase (mudanças de estado)
- Como resolver o primeiro exercício:
O enunciado pergunta qual das reações pode designada calor de formação OU calor de combustão. Ou seja, o exercício quer uma reação que pode ser classificada das duas formas.
- Calor de formação (entalpia-padrão de formação): é a quantidade de calor envolvida na reação de formação de 1 mol de moléculas de uma determinada substância, sob condições-padrão (25 ºC e 1 atm), a partir de seus elementos em seus estados-padrão (forma alotrópica mais estável).
- Calor de combustão: a reação deve ocorrer entre algum combustível e o O₂, e o valor de ∆H tem que ser negativo, indicando que houve liberação de energia.
Qual a resposta?
Com a explicação acima e observando as reações dadas é possível perceber que somente a letra B pode ter as duas classificações, pois tem os elementos na forma alotrópica mais estável formando o gás carbônico.
Obs: Na letra C temos a formação do CO₂, mas os reagentes não são são substâncias simples, portanto é classificada apenas como calor de combustão.
Resposta: LETRA B.
- Como resolver o segundo exercício?
A Lei de Hess diz que se uma reação for a soma de duas ou mais reações o valor da variação de entalpia para o processo global é a soma da variação de entalpia das reações individuais.
Reação de formação do etanol:
Equação global - 2 C(graf) + 3 H₂(g) + 1/2 O₂(g) → C₂H₆O(l) ΔHf = ?
Reações intermediárias:
Equação I - C(graf) + O₂(g) → CO₂(g) ΔHf = -394 kJ mol⁻¹
Equação II - H₂(g) + 1/2 O₂(g) → H₂O(l) ΔHf = -286 kJ mol⁻¹
Equação III - C₂H₆O(l) + 3 O₂(g) → 2 CO₂(g) + 3 H₂O(l) ΔHf = -1368 kJ mol⁻¹
Acompanhe o passo-a-passo da resolução:
1º PASSO: Na equação global, temos como primeiro reagente 2 mol de C(graf). O C(graf) aparece na equação I, porém na quantidade de 1 mol. Devemos então multiplicar toda a equação I por 2 para obter a reação em que 2 mol de C(graf) sofrem combustão completa.
2 C(graf) + 2 O₂(g) → 2 CO₂(g) ΔHf = -788 kJ mol⁻¹ (multiplicada por 2)
2º PASSO: Na equação global, temos 3 mol de H₂ nos reagentes, multiplicamos a equação II toda por 3.
3 H₂(g) + 3/2 O₂(g) → 3 H₂O(l) ΔHf = -858 kJ mol⁻¹ (multiplicada por 3)
3º PASSO: Na equação global, o C₂H₆O(l) aparece nos produtos então invertemos toda a equação III. Quando uma equação é invertida devemos mudar o sinal do ΔH.
2 CO₂(g) + 3 H₂O(l) → C₂H₆O(l) + 3 O₂(g) ΔHf = +1368 kJ mol⁻¹ (invertida)
Qual a resposta?
ΔHf = +1368 kJ mol⁻¹ - 788 kJ mol⁻¹ -858 kJ mol⁻¹ )
ΔHf = + 1368 kJ mol⁻¹ - 1646 kJ mol⁻¹
ΔHf = - 278 kJ mol⁻¹
Resposta: Letra A
Mais exercícios de termoquímica:
https://brainly.com.br/tarefa/25982261
Estequiometria - grau de pureza:
https://brainly.com.br/tarefa/25980730