9. (UEG GO/2013)
A urbanização brasileira é caracterizada pela
a. Migração acelerada de trabalhadores da zona rural para as cidades, com a consequente expansão da malha urbana.
b. Industrialização crescente nas diversas regiões do país ocorrida durante o Governo militar, sobretudo na região Centro-Oeste.
c. Volumosa entrada de imigrantes estrangeiros, como no caso dos alemães e italianos que ocuparam a região sul do Brasil.
d. Implementação de políticas governamentais que assegurou moradias e educação básica à população em geral.
10. (Fac. Cultura Inglesa SP/2014)
Os problemas associados à urbanização brasileira levaram à constituição de movimentos sociais, políticos e culturais que lutam por melhores condições de vida nas cidades do nosso país.
São exemplos destes movimentos
a. O movimento hip hop e o movimento dos atingidos por barragens.
b. O movimento por igualdade racial e o movimento pela demarcação das terras indígenas.
c. O movimento dos trabalhadores sem-teto e o movimento dos trabalhadores rurais sem-terra.
d. O movimento dos trabalhadores sem-teto e o movimento hip hop.
e. O movimento dos trabalhadores rurais sem-terra e o movimento dos atingidos por barrage
Respostas
Resposta:
9) Alternativa C
10) Alternativa E
9) São características da urbanização brasileira a migração acelerada da população do campo para a cidade e o crescimento da malha urbana (alternativa a).
Com a urbanização, houve maior disponibilidade de trabalho nas cidades, o que resultou em grande migração das pessoas do campo em busca de trabalho. Este processo foi ainda mais intensificado quando houve a mecanização do campo por volta dos anos de 1960.
Com a redução do emprego no campo, os processos de urbanização e a chegada de indústrias estrangeiras incentivadas pelo governo de Juscelino Kubitscheck, a cidade passou a ser vista como um local de oportunidades, intensificando a urbanização de maneira acelerada.
10) São movimentos que reivindicam melhores condições de vida nas cidades do país o movimento dos sem-teto e o movimento hip-hop (alternativa d).
O movimento dos sem-teto, surgiu em 1997 e reivindica o direito à moradia nas cidades. O grupo organiza manifestações de trabalhadores urbanos nas principais capitais e ocupa prédios vazios presentes nestas cidades.
O hip-hop surgiu como um movimento social na Jamaica e tempos depois estava nos guetos dos Estados Unidos, regiões precárias e abandonadas pelas autoridades, na década de 1970.
No Brasil, este movimento teve início a partir da metade dos anos de 1980, na Grande São Paulo. No país o rap, um estilo musical, teve grande destaque denunciando situações de desigualdade e violência presentes nas cidades, através das letras de suas músicas.
Bons estudos!
Aprenda mais sobre movimentos socias urbanos em:
https://brainly.com.br/tarefa/15421992