• Matéria: Filosofia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás


1. Os Sofistas: Educação, linguagem, e democracia
2. Teoria Política de Platão do Estado Justo.
3. Teoria política de Aristóteles da cidade Eudaimônica ?​

Respostas

respondido por: Victoriaa02
2

1. Para os sofistas a finalidade da política é a manutenção e o consenso dos cidadãos às leis. Utilizavam então da retórica, como técnica de argumentação e uso do discurso, a fim de persuadirem os jovens, pois do domínio as formas do uso da palavra dependiam a influência de um cidadão e a carreira política daquele do jovem aristocrata.

2. Para Platão a finalidade da política é a felicidade coletiva, enquanto a ética tem por finalidade a felicidade individual. Portanto ética e política tem fins morais.

Assim, Platão dividiu a formação política da cidade em três espécies de virtudes baseadas na alma. A primeira virtude era a da sabedoria, o governante. A segunda espécie de virtude é a coragem, os soldados. E, por fim, a virtude da temperança, os trabalhadores.

3. Aristóteles como Platão entendia que a política tinha fins morais sendo a finalidade do estado a formação moral dos cidadãos, através das virtudes, para se chegar ao bem supremo e a felicidade coletiva.

Porém em Aristóteles, o bem supremo se coloca no meio termo das virtudes. Partindo das disposições naturais do homem, a moral mostra como essas disposições devem ser modificadas para que se ajustem à razão, estado que Aristóteles considera o ideal. Assim, a virtude é o meio termo e o vício se dá ou na falta ou no excesso.  

Bons estudos akak

Perguntas similares