Respostas
Escrito há três mil anos e meio atrás, a Epopeia de Gilgamesh foi esquecida por quase dois mil anos, até que Austin Henry Layard e Hormuzd Rassam escavaram a antiga capital da Assíria, Nínive. Neste lugar, se encontrava a grande biblioteca de Assurbanipal, o último grande rei da Assíria, que teve entre os lugares sob o seu domínio a Babilônia e por um tempo, o Egito. E foi nesta biblioteca, que a primeira grande obra-prima da literatura mundial foi criada em tabuas de argila (como era o costume da época): a epopeia de Gilgamesh.
No poema épico, percursor de Ilíada e Lusíada, encontraremos a história de amadurecimento do seu personagem principal, o rei Gilgamesh, junto com seu fiel "escudeiro" Enkidu. Juntos descobrirão o verdadeiro sentido da vida humana e o quanto a vida pode ser breve se ela não for vivida da melhor maneira possível.
Apesar de ter um tamanho reduzido ao contrário dos poemas épicos que viriam após, em nada ela deixa a desejar em qualidade literária e nas técnicas de escritas utilizadas.Um ótimo trabalho para se ter uma noção de como era feita literatura a muito, muito, muito tempo atrás.
Infelizmente, até hoje só foram encontradas 12 tabuinhas e não se sabe ao certo se existem mais ou não.Uma outra questão a ser apontar é a de que algumas tabuinhas vieram quebradas e consequentemente, faltando partes.Mas mesmo assim, isso não prejudica a leitura dada a qualidade de seus tradutores em dar sentido ao poema incompleto e também, não há inferências graves quanto a autenticidade do texto original com as traduções feitas após.
Fortemente recomendo este livro se assim como eu, você também é uma grande admiradora em literatura mundial.