De que maneira o Estado pode ser o responsável pela organização da Sociedade Justa? Se seus líderes são escolhidos dentro da sociedade civil que, por natureza é formada por homens que em sua grande maioria são corrmpidos?
Respostas
Resposta:
nao podem, o estado so seria justo se a sociedade se juntasse
Explicação:
Resposta:
O Estado pode ser responsável pela organização da sociedade justa se tivermos uma melhor clareza do que significa justiça. Para os gregos justiça tem a ver com sociedade que se justapõe, ou seja, que se encaixa e funciona bem e não no sentido moderno que significa "justa punição por um crime cometido" ou mesmo a ideia de "merecimento.
Durante muito tempo se acreditou que a sociedade justa fosse aquela que era governada por um "eleito", escolhido divino que tomaria as melhores decisões pois era representante de Deus na terra. No entanto, com o passar dos anos esses governantes concentraram grande poder e passaram a atuar em causa própria, não pensando na sociedade, o que causou o "desajuste" da sociedade.
Para Augusto Comte, na organização dos três poderes temos uma melhor forma de governo porque mesmo que os governantes sejam escolhidos de dentro da sociedade civil, o Executivo, o legislativo e o judiciário equilibram as forças dos governantes e não permite, em tese, que haja o mesmo acúmulo de poder que outrora.
Obviamente que as questões práticas e contemporâneas que adotaram esse modelo de governo, como é o caso do Brasil, não funcione exatamente como previsto em teoria, mesmo assim ainda é a melhor forma de governo que se mostrou na modernidade.