Respostas
Oi, tudo bom?
Racismo é um tipo de preconceito baseado em raça ou etnia. O racismo possui várias faces, podendo se mostrar como violência física, verbal, psicológico, patrimonial, social, etc. No Brasil quem mais sofre racismo são os negros, porém indígenas, asiáticos, latino-americanos e judeus também sofrem os seus efeitos.
Entenda:
Por que negros sofrem racismo no Brasil?
Os negros vieram ao Brasil durante o período escravocrata, quando eram vendidos por inimigos tribais na África como escravos para trabalharem nas lavouras brasileiras. Percebe-se que desde o início do país a população negra foi prejudicada, contabilizando 500 anos de exclusão na sociedade brasileira. Após a abolição da escravidão em 1888, o Estado brasileiro não promoveu nenhuma política de inserção do negro na sociedade, levando essa população à marginalização, à criminalidade, à criação das favelas, etc. Na metade do século XX o sociólogo Gilberto Freyre cunhou o conceito de democracia racial, dizendo que as etnias brasileiras viviam em perfeita harmonia, o que se mostrou errado. Na verdade os negros continuam sofrendo perseguições e sendo vítimas de genocídio por parte do Estado.
Somente negros sofrem racismo?
Não, porém a construção histórica do Brasil fez com que fossem o grupo mais afetado pela prática. Na Europa do século XX intensificou-se uma perseguição contra judeus, promovidas pelos estados nazifascistas, o que culminou no Holocausto (morte de 6 milhões de judeus). É preciso lembrar também do genocídio indígena que foi a conquista da América e seus efeitos até hoje para essa população. Os latino-americanos que imigram para o Brasil também sofrem racismo, principalmente os bolivianos. Os asiáticos, notadamente os chineses, também sofrem com o racismo no Brasil.
Estude mais em:
- O que é racismo individual,racismo institucional,racismo cultural e injuria racial?
https://brainly.com.br/tarefa/12086425
- Práticas de racismo velado
https://brainly.com.br/tarefa/14458828
Bons estudos!