Respostas
Resposta:
Áreas de estudo da filosofia:
1. Lógica
2. Ontologia
3. Gnoseologia
4. Axiologia
5. Epistemologia
6. Metafísica
7. Antropologia
Explicação:
1. Lógica
A Lógica é a ciência das inferências válidas.
Uma inferência é válida quando está em conformidade com os procedimentos que governam o pensamento correcto. O objecto da lógica é, então, o de destrinçar as leis que autorizam esses procedimentos, de os explicar, e de os formular.
2. Ontologia
Do grego ontos, particípio presente de einai ("ser"), e logos, ("discurso").
Discurso que tem por objecto não uma categoria qualquer especial de ser, mas o "o ser enquanto ser".
Ciência que estuda o ser enquanto ser, segundo Aristóteles, que se opõe às ciências particulares que "englobam qualquer parte do ser e estudam as suas propriedades". A ontologia é o estudo da essência do ser — daquilo que faz com que um ser seja; é o estudo do fundamento da ordem das coisas com relação ao ser.
3. Gnoseologia
Etimologicamente deriva do grego, gnose= conhecimento + logia= estudo ou teoria do conhecimento, é a disciplina que trata da origem, possibilidade, natureza e níveis de conhecimento.
Termo utilizado algumas vezes para designar a disciplina que se aplicaria ao estudo do conhecimento no sentido mais amplo, da sua origem, natureza e valor. A gnoseologia situa-se na charneira da lógica e da psicologia. A gnoseologia foi absorvida pela epistemologia.
4. Axiologia
O termo axiologia deriva do grego axios que significa "digno de", "tendo valor", e logos, que significa "discurso", "ciência".
Definição: a axiologia é a ciência das normas em geral, e dos valores morais em particular.
Denominação de dois fenómenos intelectuais diferentes mas com tendência a serem confundidos:
Teoria (crítica, ou não) de um tipo de valores ou dos valores em geral.
Moral que procura estabelecer uma hierarquia lógica entre os diferentes tipos de valores.
5. Epistemologia
Etimologicamente, Epistemologia deriva do grego episteme= ciência + logia= estudo é a disciplina que reflecte sobre o Conhecimento científico.
Sinónimo antigo de gnoseologia que se usa com frequência nesse sentido, beneficiando do prestigio da prioridade, a epistemologia tem hoje dois sentidos: o anglo-saxónico e o continental europeu.
No sentido lato – utilizado nos países anglo-saxónicos – a epistemologia é a análise ou estudo dos processos evolutivos gerais do conhecimento. É, neste caso, sinónimo de teoria do conhecimento ou gnoseologia.
6. Metafísica
O termo “metafísica” deriva do grego “méta”, que significa “além” ou “depois, e “phusikè”, que significa “natureza”.
Metafísica pode ser entendida maneiras distintas:
No sentido primitivo, trata-se de um nome dado, no século I a.C., por Andrónico de Rodes aos livros de Aristóteles, classificados “depois dos que tratavam da física”.
7. Antropologia
Etimologicamente, Antropologia deriva do grego anthropos = homem + logia = estudo, é a disciplina que estuda o homem em todas as suas dimensões.
Termo forjado originalmente pelo francês do século XVI, Jean Bouchet, (amigo de Rabelais), designava "o discurso filosófico sobre o Homem”. O termo foi retomado pelo francês, Buffon, para designar uma ciência que posteriormente veio a subdividir-se em disciplinas diferenciadas.