Atendendo às novas funções da agricultura, existe hoje o que chamamos de agroindústria – tipo de indústria - que, além de utilizar matérias primas agrícolas, instala-se próximo a zona rural para economizar no transporte de matérias-primas. Dê dois exemplos de agroindústrias:
Respostas
Agroindústria
O QUE É AGROINDÚSTRIA
A agroindústria é o ambiente físico equipado e preparado onde um conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas agropecuárias provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura são realizadas de forma sistemática. Têm a finalidade de transformar as matérias- primas, prolongando sua disponibilidade, aumentando seu prazo de validade, diminuindo a sua sazonalidade além de agregar valor aos alimentos in natura, procurando manter as características originais dos alimentos.
AGROINDÚSTRIA FAMILIAR
Agroindústria familiar é o espaço físico empregado para o beneficiamento e/ou processamento de matérias-primas agropecuárias onde o destino final da produção é a comercialização, visando aumentar o valor agregado do produto final. A mão de obra deve ser preferencialmente da família e/ou famílias do entorno da agroindústria.
IMPORTÂNCIA
A agroindustrialização da produção realizada pelos agricultores familiares se constitui em uma importante alternativa de geração de emprego e renda no meio rural. É uma alternativa econômica para a fixação dos agricultores familiares no campo e para a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável na cadeia agrícola. Nesses empreendimentos, os agricultores são protagonistas do processo, atuando ao longo de toda a cadeia produtiva: produção, industrialização e comercialização. Além disso, ofertam alimentos saudáveis, seguros e saborosos. Além de preservar a identidade culinária e cultural dos locais de origem.
AÇÕES DO RURALTINS NA ÁREA DA AGROINDÚSTRIA
Apoiar a implantação de agroindústrias familiares em estabelecimentos rurais;
Apoiar a regularização e legalização de agroindústrias;
Implantar boas práticas de fabricação em agroindústrias familiares;
Apoiar a comercialização em feiras, eventos e mercados institucionais;
Promover capacitação dos agricultores familiares técnicos;
Realizar dias de campo temáticos;
Promover educação sanitária e cursos de boas práticas de fabricação;
Auxiliar na elaboração de projetos e captar recursos via PRONAF para implantar/ampliar/recuperar agroindústrias do Estado do Tocantins