Desde os primórdios da Filosofia, os grandes pensadores concentraram suas preocupações intelectuais em torno de três grandes núcleos: Deus, o Homem e o Cosmos. E conforme o enfoque maior ou menor da especulação filosófica num ou noutro núcleo, a História da Filosofia passou a dividir-se em períodos. Em um desses períodos, buscou-se encontrar caminhos que ajudassem a harmonizar a fé com a razão. Ou seja, valer-se da Filosofia para facilitar aceitação crítica dos dogmas da Teologia. Esse período ficou conhecido como:
A) Racionalismo
B) Empirismo
C) Criticismo
D) Patristica (certa)
E) Modernismo
Respostas
respondido por:
42
É correta a alternativa D, tendo sido a Patrística (ou Filosofia dos Padres) servido de base filosófica para o desenvolvimento da Teologia cristã, e base da sistematização das crenças do Catolicismo.
Seu principal expoente foi Agostinho de Hipona (conhecido pelos católicos como São Agostinho, beatificado por suas importantes contribuições para o desenvolvimento da religião), que defendia, dentre outras coisas, a tese de que, se a Razão e a Fé entrassem em conflito, a Razão deveria ser abandonada e a Fé respeitada, já que a Fé era, por natureza, superior a Razão.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás