Considere as seguintes afirmações sobre poetas do nosso Romantismo: I. O caráter intimista da poesia de Álvares de Azevedo não impediu que ele se manifestasse também na forma da sátira. II. O tom declamatório da poesia abolicionista de Castro Alves está intimamente ligado à sua função: conclamar o público a assumir uma posição combativa. III. Há, na poesia de Gonçalves Dias, interesse em exaltar a natureza tropical e o nobre caráter dos nossos índios. É correto o que está afirmado: *
1 ponto
A somente em II.
B somente em I e II.
C somente em I e III.
D somente em II e III.
E em I, II e III.
Respostas
A alternativa correta é a letra E: em I, II e III.
As assertivas trazem características do Romantismo, movimento que começou na Europa depois de diversas modificações econômicas, políticas e sociais.
O Romantismo no Brasil é marcado pela valorização dos sentidos e das emoções, criação de um herói nacional, exaltação da natureza, idealismo e rebeldia, utilização de versos livres e brancos, individualismo, dentre outros.
Como exaltação da natureza temos o exemplo da Canção do Exílio de Gonçalves Dias, sendo considerado um dos grandes nomes do Romantismo no Brasil.
Abraços!
Em relação ao Romantismo, todas as afirmativas estão corretas. Dessa maneira, deve-se marcar a alternativa E.
Romantismo
Álvares de Azevedo, poeta relacionado à segunda geração romântica, escrevia de forma a usar a subjetividade e o ultrarromantismo, o que confere um caráter intimista à sua poesia. Apesar disso, muitas obras apresentam um viés satírico, como indicado em I.
Castro Alves, conhecido como "poeta dos escravos", fazia poesias de cunho social, com o objetivo de combater a escravidão. Por isso, os seus textos apresentavam o viés combativo indicado em II.
Já Gonçalves Dias, poeta de primeira geração, tinha interesse em temas nacionalistas e indianistas.
Leia mais sobre Romantismo em: https://brainly.com.br/tarefa/25385040
Bons estudos!