AV2 Didática: Planejamento e Avaliação
1)De acordo com Paulo Freire (1987, p. 30), em uma perspectiva tradicional "o professor será sempre o que sabe, enquanto que o aluno será sempre o que não sabe". Esta forma de avaliar o conhecimento, desvincula-se aquilo que o aluno adquiriu ao longo da sua vida daquilo que lhe foi ensinado a partir da fala do professor.
Refletindo sobre a asserção de Paulo Freire é correto afirmar que está forma de avaliação está vinculada a uma perspectiva:
Alternativas:
a)Diagnóstica.
b)Formativa.
c)Somativa. Alternativa assinalada
d)Qualitativa.
e)Mediadora.
2)A avaliação formativa tem como principal função ser um momento de aprendizagem, dentro do processo de construção do conhecimento, porque ela se preocupa com a apropriação dos saberes por parte dos alunos. Desta forma, sua principal função é ser um elemento chave de formação. Já a avaliação somativa é aquela focada no resultado da aprendizagem, via de regra ocorre ao final dos ciclos, materializada em provas mensais, bimestrais, semestrais ou outras com estas características. Seu aspecto mais relevante é auferir aspectos quantitativos, como a nota e/ou conceito.
Analise as proposições e assinale a alternativa correta sobre as avaliações apresentadas.
Alternativas:
a)A avaliação formativa tem como foco a aprendizagem.
Alternativa assinalada
b) A avaliação somativa tem como foco principal determinar dados qualitativos sobre a aprendizagem.
c)A avaliação formativa tem como foco principal determinar dados quantitativos sobre a aprendizagem.
d)A avaliação somativa busca avaliar o processo de construção do conhecimento por parte do aluno.
e) A avaliação formativa privilegia analisar os dados quantitativos em detrimento dos dados qualitativos.
3)A dinâmica das avaliações externas em larga escala é fruto de um processo de reformas educacionais que ocorreram em nosso continente, ao longo das décadas de 1980 e 1990, como reflexo de um projeto gerencial do Estado vinculado ao neoliberalismo. São elaboradas em nível federal e permitem, por intermédio de seus dados, fomentar políticas públicas na área da educação.
Assim, é correto afirmar que as avaliações externas também exercem como função:
Alternativas:
a)Certificação, seleção em universidades públicas e privadas e prestação de contas sobre a qualidade da educação.
Alternativa assinalada
b) Certificação, seleção em universidades apenas públicas e prestação de contas.
c)Certificação, seleção em universidades apenas privadas e prestação de contas.
d) Certificação, seleção em universidades públicas e prestação de contas junto aos diretores de escolas.
e)Certificação, Seleção em universidades privadas e prestação de contas junto à prefeitura.
4)A Lei de Diretrizes e Bases (Lei 9.394/96) – LDB -é a lei orgânica e geral da educação brasileira. Sua função consiste em normatizar a educação, por intermédio de determinar as diretrizes e as bases da organização do sistema educacional.
Assim, sobre a avaliação, a LDB explicita em seu artigo 24, inciso V, como deve ocorrer o processo avaliativo, bem como o que deve ser privilegiado em termos de seus resultados. Logo, é correto afirmar que a avaliação deve ser:
Alternativas:
a) Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
b) Pontual e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
c)Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos quantitativos sobre os qualitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
d)Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao final do período.
e)Contínua e mediadora, privilegiando aspectos quantitativos sobre os qualitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
Respostas
Resposta:
1- Letra C. Somativa
2- Letra A. A avaliação formativa tem como foco a aprendizagem.
3- Letra A. Certificação, seleção em universidades públicas e privadas e prestação de contas sobre a qualidade da educação.
4- Letra A. Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
5- Letra C. M-learning.
CORRIGIDO PELO AVA
1º) Seguindo o pensamento de Paulo Freire, a avaliação está vinculada a perspectiva somativa:
C) somativa.
A perspectiva se preocupa mais com o estado de aprendizagem do aluno do que com notas e outros fatores.
Paulo Freire pregava uma educação menos qualitativa e formativa e mais uma educação que voltada para o aprendizado e para o diagnostico de dificuldades dos alunos.
Tanto é que Paulo Freire não era muito fã de notas como forma de ranquear ou estimular os alunos a estudarem mais. Segundo as obras de Paulo de Freire, é preferível uma educação mais integrativa que da chances para o aluno aprender, e para o professor também, do que o modelo padrão de despejar conhecimento e testar os alunos.
2º) Em relação avaliação, a alternativa correta é:
A) A avaliação formativa tem como foco a aprendizagem.
A avaliação formativa foca na aprendizagem, ela tende a ser realizada com trabalhos e questionamentos durante as aulas, são notas dadas de acordo com o desejo de aprender do aluno e com o aprendizado dele.
Alguns professores usam pequenas recompensas para fazer os alunos buscarem prestar mais atenção ainda na aula.
O uso de pequenos simulados e provas surpresas também podem ser uteis, desde que sejam minimamente previsíveis, como é o caso de professores que mantem a constância no uso de método.
3º) A alternativa correta em relação às avaliações externas, é:
A) Certificação, seleção em universidades públicas e privadas e prestação de contas sobre a qualidade da educação.
As avaliações externas são usadas para testar um padrão do que é esperado, como é o caso da ISO e da ABNT, que podem certificar padrões de trabalho e de qualidade em relação a algum processo.
As avaliações externas também podem servir como um parâmetro de auditoria externa e interna.
Na educação existem algumas avaliações externas, como é o ENADE para os cursos de nível superior, é uma forma de atestar a qualidade de ensino.
Os cursos de pós-graduação também recebem notas, e com base nessas notas é que as verbas para bolsas são distribuídas pelo Brasil nas universidades federais.
4º) Em relação a parte da LDB que fala sobre as avaliações, a alternativa correta é:
A) Contínua e cumulativa, privilegiando aspectos qualitativos sobre os quantitativos e com foco nos resultados ao longo do período sobre eventuais avaliações finais.
A LDB é a Lei de Diretrizes e Bases, é uma lei que trata sobre o modelo de educação brasileira, é um projeto extremamente falho e não atende as necessidades de todo o Brasil.
Porém, em seu artigo 24, inciso V, ela trata sobre os processos avaliativos. Segundo o LDB, os processos avaliativos devem ser contínuos e cumulativos, por isso são feitas mais de uma avaliação por disciplina.
Outro ponto importante dessa lei é que ela da um foco muito maior na hierarquização e na medição quantitativa das notas, e não na qualidade do aprendizado.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/17375635
https://brainly.com.br/tarefa/24742710
https://brainly.com.br/tarefa/9641211
https://brainly.com.br/tarefa/21201577
https://brainly.com.br/tarefa/1989168