O Romantismo, com frequência e, principalmente na primeira geração, apresentou tendências nacionalistas. No Brasil, em particular, tais tendências foram mais notáveis, pois esse é o primeiro movimento após a Independência do país. O texto de Gonçalves Dias não é um manifesto nacionalista; no entanto, é possível depreender dele o elemento que foi mais fortemente explorado pelo Romantismo brasileiro como constituidor da identidade nacional. a) Qual é esse elemento? b) A partir das características românticas que você conhece, elabore uma hipótese a respeito de como esse elemento é apresentado pelos autores brasileiros. *
Respostas
A. O Romantismo fica evidente nas obras de Gonçalves Dias a partir da idealização amorosa, no qual as mulheres são vistas como indivíduos angelicais.
Ainda nessa fase a mulher era apresentada como um 'sexo frágil', sentimental, virgem. Características presentes em obras da literatura e pintura.
É importante destacar que a visão da idealização da mulher faz referência a esse período do Romantismo, pois nos dias atuais as mulheres entenderam a sua importância dentro da sociedade.
B. O Brasil sofreu influência da Europa, mas mesmo assim, trouxe suas próprias características do Romantismo, como por exemplo o culto ao nacionalismo, a exaltação do índio.
No Brasil, a primeira geração do Romantismo teve destaque após a Independência no ano de 1822, em que o país queria romper com a Europa e cultuar sua própria cultura.
As gerações do Romantismo no Brasil são: nacionalista, ultrarromântica e o condoreirismo.
Abraços!