Respostas
Explicação:
Transporte passivo: é aquele em que não há gasto de energia durante o processo. Transporte ativo: é aquele em que há gasto de energia durante o processo
Resposta:
Transporte ativo há gasto de energia(ATP) e transporte passivo não há gasto de energia (ATP).
Vamos exemplificar?
Transporte passivo vai a favor do gradiente de concentração.
Mas... Bem... Nuvem, o que seria isso?
Difusão Simples:
A favor do gradiente de concentração significa que ela vai do meio mais concentrado pro menos concentrado.
Difusão facilitada:
Nela as proteínas ajudam, elas são demais, né? Elas fazem o transporte tanto formando canais onde as substâncias passam por ele, tipo um túnel e as substâncias são os carros. VRUMM. E outras capturam elas fora ou dentro da célula, liberando-as na face oposta. bem organizadinhas.
Tem a Osmose também onde é um caso especial, onde ocorre com a água. Sabe quando você coloca sal na lesma? NÃO FAÇA ISSO! Mas sabe? Então, ela vai perder a água do corpo dela, pois ela vai sair TODINHA pro meio hipertônico. Agora imagina isso na célula, a célula pode ficar toda murcha, mas também pode haver entrada de água e ela inchar. Você se pergunta o motivo da célula não fazer toda aquela troca bonita da difusão, e o motivo é que a membrana plasmática não deixa entrar solutos pra troca.
Tem o ativo que gasta ATP e um exemplo é a bomba de sódio-potássio que K+ interno é maior que o externo, por outro lado o NA+ no exterior é maior que no interior. Lembra das proteínas? Aqui elas agem como bombas, capturando os ions de sódio (NA+) no citoplasma e levando-os para fora da célula. Na parte externa é capturado o potássio(K+) e levado ao citoplasma. Esse bombardeamento compensa a incessante passagem desses íons por difusão simples.