• Matéria: Geografia
  • Autor: anaclaraferreiradoca
  • Perguntado 7 anos atrás

1)como você explica a grande diversidade cultural que compõe a população brasileira?
2)no caderno escreva quais foram os principais fatores que influenciaram o crescimento da população brasileira entre os séculos XIX e XX
3)atualmente,a população bradileira tem aumentado ou diminuir?justifique sua resposta
4)de que maneira a mudança do papel da mulher,a partir da segunda metade do século XX,interfiriu na queda das taxas de natalidade em nosso país?


ajudaaaaa ​

Respostas

respondido por: emib13
181

Resposta:

1- Podemos explicar a grande diversidade cultural que compõe a população brasileira foi criada por causa de sua matriz étnica, que inicialmente reuniu europeus, nativos indígenas e africanos. ... Toda essa reunião de diversos povos no Brasil resultou na grande diversidade cultural.

2- Crescimento econômico, maior participação das indústrias, maior urbanização e melhoria da qualidade de vida.

A possibilidade de emprego e principalmente a melhoria do sistema de saúde permitiu que o crescimento da população fosse acelerado, grande parte da população ainda não possui estudos sexuais, por isso a taxa de natalidade continua alta.

Em breve esse quadro sofrerá mudanças, pois a tendência é que as pessoas tenham menos filhos.

3-diminuído, pois a entrada da mulher no mercado de trabalho e os métodos antconsepcionais e casamentos tardes empede a mulher de ter filhos pois ela tem tem tempo para os afazeres domésticos.

4-crises econômicas - como foi o caso da Crise de 1929. Na quela época, muitas famílias ficaram inseguras com relação ao ganho de dinheiro para criar seus filhos;

doenças - como foi o caso da Gripe Espanhola, a partir de 1918 (pandemia global). Naquela época, as famílias ficaram bastante preocupadas com a velocidade de transmissão dessa doença. Por conta disto, muitas famílias escolheram não ter filhos;

participação da mulher no mercado de trabalho - aos poucos, as mulheres foram quebrando os paradigmas da sociedade patriarcal;

construção de uma carreira profissional - vem como consequência da entrada da mulher no mercado de trabalho.

Explicação:

respondido por: larissamagrani
28

1. Para Darcy Ribeiro, o fator da miscigenação é tratado como elemento primordial que define a população típica do Brasil. A mistura entre índios, africanos e portugueses é nítida tanto no aspecto físico quanto na cultura do País.

O Brasil, para Ribeiro, é um território rico em manifestações culturais e apresenta uma diversidade considerável de culturas e hábitos. Nele, há grupos variados, de diferentes crenças, modos de pensar e de se portar no mundo. A influência disso é a miscigenação cunhada na época da escravidão e da exploração europeia, momentos de tensão e conflitos no Brasil.

2. A urbanização é um processo contemporâneo que envolve o avanço tecnológico nas cidades grandes e a expansão global dessa esfera.

As estatísticas apontam que o processo de migração no Brasil, cunhado pela urbanização, vem se ascendendo por conta dos fatores econômicos e trabalhistas.

Muitas pessoas migram para outras áreas do Brasil, especialmente o Sul e o Sudeste, para melhorar a expectativa de vida, conseguir um trabalho com um salário maior e que tenha seus direitos civis garantidos.

3. Tem aumentado, pois houve uma melhora no bem-estar da população, revolução nas pesquisas científicas em prol de medicamentos. Além disso, há melhora das condições de trabalho, sendo auxiliadas pela aposentadoria.

4. A partir da Revolução Industrial a realidade da mulher se modificou completamente. A conquista trabalhista da mulher foi alcançada por intermédio das necessidades de se sobreviver numa esfera capitalista.

Embora a liberdade da mulher já viesse a ser um sonho e que teria que ser concretizado, a mulher se viu "livre" na indústria e passou a ajudar na subsistência do lar, assim como seus maridos. Em decorrência do alto consumo e das novas tecnologias, as mulheres se viram obrigadas a sustentar os lares junto com seus esposos.

Assim, os valores patriarcais foram caindo por terra, embora o machismo e a violência doméstica, não. As mulheres, mesmo trabalhando como os homens, continuaram a ser privadas da sua liberdade e independência, ou seja, o capitalismo proporcionou e proporciona uma falsa sensação de liberdade às mulheres.

Link: brainly.com.br/tarefa/25567097

Anexos:
Perguntas similares