Segundo Almeida e Teixeira (2000), o sistema educacional implantado pela Companhia de Jesus é encarado como possuindo um “conteúdo alienante”. Qual o porquê dessa prerrogativa, quais as características e consequências do sistema de ensino jesuítico do período colonial brasileiro
Respostas
O sistema educacional implantado pela Companhia de Jesus é encarado como possuindo um “conteúdo alienante" porque a sua prática não buscava estimular a curiosidade, protagonismo e senso crítico das pessoas que eram ensinadas. Muito pelo contrário, o ensino jesuítico no período colonial brasileiro buscava converter a fé das comunidades indígenas e das tribos africanas trazidas aqui para negar a sua religião de origem e aderir ao cristianismo.
Os elementos culturais, como linguagem e vestimentas, que não condiziam com os que eles possuíam na Europa e a religião jesuíta eram considerados errados. Não havia espaço para que essas pessoas pudessem se expressar como gostariam, havendo até mesmo um sistema de punições caso não aceitassem o que lhes era passado.
Espero ter ajudado, bons estudos :)