Respostas
O que é energia renovável:
Energia renovável é toda fonte de energia que vem de recursos naturalmente reabastecidos, ou seja, que são capazes de manter-se disponíveis na natureza por um longo tempo e também de se regenerar permanentemente, ou seja, de se renovar.
Vantagens e desvantagens:
A primeira e principal vantagem da utilização de energias renováveis está no fato de que possuem fonte inesgotável e que se regenera. A produção de energia por meio de recursos renováveis é uma grande aliada no combate à emissão de gases do efeito estufa e do aquecimento global. Outro ponto a ser abordado é que não possuem tanto impacto na natureza quando comparadas às fontes de energia de origens fósseis. Além disso, podem promover a autonomia energética, oferecem menos risco do que a energia nuclear, por exemplo, e ainda contribui para melhorar a qualidade de vida no planeta.
Quanto às vantagens negativas, destaca-se a geração de alguns problemas ecológicos, como a destruição da fauna e da flora em locais inundados pelos rios quando ocorre a instalação de hidrelétricas e a barreira à migração de certos peixes.
Podemos citar, ainda, os elevados investimentos em infra-estruturas adequadas que alguns sistemas exigem como o de energia eólica e a solar. A energia gerada por biomassa, por exemplo, não é uma fonte totalmente limpa, apesar do cultivo do material a ser queimado ajudar com a emissão do CO2.
A energia não renovável (ou energia suja) são aquelas produzidas a partir de fontes de energia que se esgotam na natureza e, portanto, causam diversos impactos ambientais.
Vantagens e Desvantagens:
Vantagens
Uma das principais vantagens da utilização de fontes de energia não renováveis é que elas são mais baratas na implementação, manutenção e transporte.
São as mais conhecidas e utilizadas em diversos países, uma vez que possuem um elevado rendimento energético em comparação com as energias renováveis.
Além disso, seu uso tem gerado muito postos de trabalho (sobretudo nos países subdesenvolvidos), contribuindo para a melhoria da economia e da distribuição de renda.
Desvantagens
No entanto, a utilização dos recursos não renováveis gera muitos poluentes e possui um elevado impacto ambiental, por exemplo: aquecimento global, chuva ácida, perda da biodiversidade, bem como o esgotamento das fontes.
Os gases liberados pela queima desses combustíveis poluem o ar e contribuem para o aumento do efeito estufa e do aquecimento global.