Thatcher chegou ao poder em 1979 e, embora o thatcherismo não tenha desmantelado -totalmente o Estado de Bem Estar Social, limitou ou suprimiu um bom número de ajudas sociais. Outras políticas de governo com implicações sociais foram a venda de imóveis municipais e a privatização de indústrias e serviços. Mais de sete milhões de pessoas estavam pagando seguros privados em 1990. As sociedades imobiliárias, os bancos e outros intermediários financeiros estavam se beneficiando dessa opção política.
(Asa Briggs. Historia social de Inglaterra, 1994. Adaptado.)
A Primeira Ministra britânica aplicou no país uma política
A) populista, desmantelando gradualmente os poderes do Parlamento.
B) social-democrata, distribuindo moradias para a população carente.
C) financista, concedendo privilégios legais ao setor bancário.
D) neoliberal, diminuindo os gastos sociais do Estado.
E) intervencionista, promovendo a nacionalização de empresas estrangeiras.
Respostas
Resposta:
D) neoliberal, diminuindo os gastos sociais do Estado.
Explicação:
Thatcher inspirou-se nas reformas econômicas adotadas por Augusto Pinochet enquanto governante do Chile[1] e promoveu uma parcial desestatização da economia da Grã-Bretanha através de privatizações que sob influência do Consenso de Washington serviram de modelo para os governos de várias economias ao longo da década de 1990, inclusive do Brasil de Fernamdo Henrique Cardoso.
O periodo de Thatcher se caracteriza pelo combate aos sindicatos de trabalhadores; pela eliminação do salário mínimo e pela redução do Estado do bem-estar social. Em outra palavras Thatcher defendia a supremacia do individualismo sobre o coletivismo, dos interesses empresarias sobre as necessidades sociais, da competição ao invés da cooperação, do estado mínimo ao invés do estado indutor do desenvolvimento e gerador de politicas sociais que atendam a classe trabalhadora e os membros mais pobres da sociedade.
A mesma politica que está sendo implantada no Brasil desde o golpe de 2016 e o inicio do governo Temer e depois por seu sucessor.