• Matéria: História
  • Autor: edinawestfalh3
  • Perguntado 6 anos atrás

A REPUBLICA VELHA” E AS ATIVIDADES. E AS KEJI VIDIN
TIVIDADES:
1) QUANDO OCORREU O SURTO DA GRIPE ESPANHOLA O QUE OCORRIA NO
MUNDO?
2) A GRIPE ESPANHOLA É CAUSADA POR QUAL VÍRUS?
3) ONDE A GRIPE ESPANHOLA SURGIU?
4) POR QUE ELA LEVA O NOME DE ESPANHOLA?
5) COMO A GRIPE ESPANHOLA CHEGOU AO BRASIL?
6) COMO OS MÉDICOS DA ÉPOCA TRATAVAM OS DOENTES?
7) QUAL FOI O IMPACTO DA GRIPE NOS SISTEMAS DE SAÚDE DA ÉPOCA?
8) CITE QUAIS FORAM AS MEDIDAS ADOTADAS PELO GOVERNO DA ÉPOCA
PARA CONTER A EPIDEMIA?
9) DE QUE FORMA A GRIPE ESPANHOLA AFETOU A VIDA POLÍTICA DO
PAÍS?​

Respostas

respondido por: daianeengler25
4

Resposta:

Quando a gripe espanhola aportou na Bahia, ali reinava um clima de insatisfação, conflito e insegurança gerado por determinados fatores: as disputas de poder entre as diversas facções políticas; a crise financeira do estado; a carestia e a pobreza generalizada; as greves; as transformações urbanas que desalojaram grupos sociais inteiros, sem, no entanto, dotar a cidade de uma estrutura sanitária satisfatória.

As condições de sobrevivência material da maioria da população de Salvador eram consideradas as piores possíveis. Os relatórios apresentados à Diretoria Geral de Saúde Pública por seus inspetores sanitários denunciavam a vida miserável do povo (Secretaria do Interior e Justiça, Diretoria Geral de Saúde Pública, Relatórios de 18 Distritos Sanitários, 1912-1924). As camadas menos privilegiadas da população trabalhavam em excesso e eram pessimamente remuneradas, o que resultava em esgotamento físico e privações como a má alimentação, a moradia em habitações insalubres, mal arejadas, úmidas e escuras – onde as pessoas se aglomeravam em compartimentos de capacidade insuficiente –, situadas em becos e ruelas que careciam de limpeza e pavimentação, além de um serviço regular de água e esgoto (id. ibid.).

O inspetor sanitário do 9º Distrito, dr. Álvaro da Franca Rocha, no seu relatório semestral apresentado à Diretoria Geral de Saúde Pública, afirmava que a miséria era uma porta aberta à infecção, tendo em vista que o organismo enfraquecido não lhe poderia fazer resistência. Para reverter esse quadro, seria necessário tirar o povo da condição miserável em que vivia, "entregue aos vícios, ao alcoolismo, mal alimentado, habitando verdadeiros antros, sem ar e sem luz" (DGSP, Inspetoria do 9º distrito, Bahia, 1913).

Explicação:


gabriel14ksksksks: ajudou muito obrigado
Perguntas similares