Respostas
Resposta:A talassemia é uma desordem hereditária que pode causar anemia. Não é contagiosa, e sim provocada por uma falha genética, a qual leva a uma malformação da hemoglobina. A hemoglobina é a proteína encontrada nas hemácias (ou células vermelhas) do sangue, sendo a responsável pelo transporte do oxigênio a todas as células, tecidos e órgãos do corpo humano.
Explicação:
Explicação:
As talassemias são desordens hereditárias que podem ocasionar anemia. É provocada por uma falha genética, que leva a uma malformação da hemoglobina. Existem dois tipos: alfa e beta talassemia.
Também é conhecida como Anemia do Mediterrâneo, por ter sido descoberta em crianças originárias de países banhados pelo Mar Mediterrâneo(Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Chipre, Egito, Turquia, Argélia, Marrocos, Líbia, Tunísia e Líbano). Mas também é comum na África e no Sul e Sudeste da Ásia.
A talassemia alfa é classificada em: portador silencioso, traço alfa talassêmico, doença da hemoglobina H e hidropsia fetal. É comum no Sul e Sudeste Asiático.
A talassemia beta é comum na região do Mediterrâneo. É classificada em:
* Menor: Apresenta anemia leve ou não apresenta anemia. Não precisa de tratamento
* Intermédia: Apresenta anemia de leve a moderada. Às vezes requer transfusões de sangue.
* Maior/anemia de Cooley: Apresenta anemia grave. Requer transfusões regulares e terapia de quelação de ferro.
Achados laboratoriais:
Em comum: Microcitose, hipocromia, RDW elevado(anisocitose).
Beta-talassemia menor: Hemoglobina normal ou ligeiramente diminuída(10-11 g/dL)
Beta-talassemia intermédia: Hb entre 6 e 9 g/dL
Beta-talassemia maior: Hb entre 3 e 5 g/dL