Questão única – Leia com atenção o texto abaixo:
“Admite-se geralmente que toda arte e toda investigação, assim como toda ação e toda escolha, têm em mira um
bem qualquer; e por isso foi dito, com muito acerto, que o bem é aquilo a que todas as coisas tendem. Mas observa-se
entre os fins uma certa diferença: alguns são atividades, outros são produtos distintos das atividades que os produzem.
Onde existem fins distintos das ações, são eles por natureza mais excelentes do que estas. Ora, como são muitas as
ações, artes e ciências, muitos são também os seus fins: o fim da arte médica é a saúde, o da construção naval é um
navio, o da estratégia é a vitória e o da economia é a riqueza. Mas quando tais artes se subordinam a uma única faculdade
— assim como a selaria e as outras artes que se ocupam com os aprestos dos cavalos se incluem na arte da equitação,
e esta, juntamente com todas as ações militares, na estratégia, há outras artes que também se incluem em terceiras —,
em todas elas os fins das artes fundamentais devem ser preferidos a todos os fins subordinados, porque estes últimos
são procurados a bem dos primeiros. Não faz diferença que os fins das ações sejam as próprias atividades ou algo
distinto destas, como ocorre com as ciências que acabamos de mencionar. Se, pois, para as coisas que fazemos existe
um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; e se é verdade que nem toda
coisa desejamos com vistas em outra (porque, então, o processo se repetiria ao infinito, e inútil e vão seria o nosso
desejar), evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o seu conhecimento, porventura, grande
influência sobre a essa vida? Semelhantes a arqueiros que têm um alvo certo para a sua pontaria, não alcançaremos
mais facilmente aquilo que nos cumpre alcançar? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais
apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. [...] Verbalmente, quase todos estão de
acordo, pois tanto o vulgo como os homens de cultura superior dizem ser esse fim a felicidade e identificam o bem
viver e o bem agir como o ser feliz”.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Nova Cultural: 1991. §1; §2; §3
Explorando o pensamento de Aristóteles e o conhecimento adquirido sobre a filosofia de Heráclito, Diógenes e a
defesa da ataraxia por parte dos estoicos e epicuristas desenvolva uma dissertação filosófica de caráter ensaístico
procurando apresentar o que você, enquanto filósofa(o), almeja defender como sendo O BEM. Lembre-se que, como
estudamos, há circunstâncias em que é difícil distinguir bem e mal. Procure resolver os problemas em torno desse fato.
Leve em conta os critérios elencados para a pontuação final do ensaio.
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geralmente que toda arte e toda investigação
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