Fluxos e redes no espaço geográfico globalizado
As redes são "caminhos" por onde transitam pessoas e produtos, e a quantidade destes é chamada de fluxo. As redes são assim chamadas pois formam um emaranhado de caminhos possíveis pelo globo terrestre, porém os fluxos, ou seja, a quantidade, mostram características da economia global. Por exemplo, no mundo pós-Guerra Fria, os países industrializados do Norte recebem e concentram o capital (dinheiro) oriundo dos países do Sul, mais pobres e em desenvolvimento. Sendo assim:
@@@@@Discorra, COM SUAS PALAVRAS, sobre a importância do Brasil na economia globalizada. @@@@@ ( Será que alguém pode ler e criar um texto discordando pra mim pffff )
Respostas
Resposta:
Não dá para discordar do texto.
Explicação:
O Brasil foi influenciado pelo neoliberalismo da Escola de Chicago. Durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), a política brasileira seguiu uma cartilha do Consenso de Washington, a qual estipulava medidas para que países da América Latina adotassem. Nesse sentido, a gestão de FHC privatizou boa parte das empresas estatais, ofereceu concessões a empresas multinacionais e estabeleceu o Estado mínimo na economia.
Em consequência, o parque industrial do Brasil foi ampliado. No entanto, a maior parte dos lucros dessas empresas estrangeiras vai aos seus países de origem, a exemplo da Coca-Cola e montadoras de veículos. Logo, países em desenvolvimento, denominados antigamente como países do Sul, participam da economia globalizada como áreas para o estabelecimento de fábricas, com custos mais baixos, e como mercado consumidor desses produtos.
Além disso, o Brasil ainda mantém suas características coloniais. Isso porque boa parte de sua exportação é do setor primário. Com efeito, o país é o terceiro na liderança de exportação de grãos. Desse modo, a venda de produtos com pouco valor agregado, como a soja e o ferro, marca uma relação de desvantagem com países mais desenvolvidos, os quais vendem produtos com maior valor agregado, como a tecnologia.
Portanto, a importância do Brasil na economia globalizada é marcada pela exploração internacional. O país permite a implantação de empresas estrangeiras, as quais escoam seus lucros ao país sede, e detém-se na exportação de produtos do setor primário.