As caldeiras são utilizadas para alimentar máquinas nos mais diversos processos industriais, para esterilização de equipamentos e instrumentos em hospitais, hotéis, lavanderias, entre outros usos. A temperatura elevada da água da caldeira mantém compostos solubilizados na água de alimentação que tendem a se depositar na superfície de troca térmica da caldeira. Esses depósitos, ou incrustações, diminuem a eficiência do equipamento e, além de aumentar o consumo de combustível, podem ainda resultar em explosões. A tabela e a figura a seguir apresentam, respectivamente, informações sobre alguns tipos de incrustações em caldeiras, e a relação entre a espessura da incrustação e o consumo de combustível para uma eficiência constante. Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que as curvas A e B podem representar, respectivamente, informações sobre incrustações a) de sulfato e de carbonato. b) de sulfato e de sílica. c) de sílica e de carbonato. d) de carbonato e de sílica.
#UNICAMP
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
c) de sílica e de carbonato
respondido por:
4
A resposta é: c) de sílica e de carbonato .
Quando estudamos os fenômenos de transporte a exemplo da transferência de calor, nos é explicado que o fluxo térmico é dado pela Lei de Fourier segundo a qual, existe a seguinte expressão:
Ф= κ*a* (θ1- θ2)]/ e
Ao observarmos com atenção essa expressão, fica simples compreender que quanto menor é a constante k (condutividade térmica do material) maior será o aumento necessário para que a caldeira opere em uma mesma eficiência.
Então, se considerarmos que a curva “A” se refere à base de sílica, “B” poderá ser a incrustação à base de carbonato ou sulfato.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás