• Matéria: Português
  • Autor: amaraldiego716
  • Perguntado 6 anos atrás

No conto "O espelho", de Machado de Assis, o esboço de uma nova teoria sobre a dupla natureza da alma humana é apresentado por Jacobina. A personagem narra a situação em que se viu sozinha na casa da tia Marcolina. "As horas batiam de século a século no velho relógio da sala, cuja pêndula, tic-tac, tic-tac, feria-me a alma interior como um piparote contínuo da eternidade." Considerando os indicadores da passagem do tempo na citação, é correto afirmar que a) o movimento oscilante do pêndulo do relógio expressa a duplicidade da alma interior. b) o som do velho relógio da sala materializa acusticamente a longevidade da alma interior. c) a sonoridade repetitiva do pêndulo intensifica as aflições da alma interior. d) o contínuo batimento das horas sugere o vigor da alma interior.

#UNICAMP

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
43

A resposta é: c) a sonoridade repetitiva do pêndulo intensifica as aflições da alma interior.

Ao ler o conto “O Espelho”, de Machado de Assis, podemos observar que  o alferes, quando estava sozinho no  sítio, passou por uma espécie de um processo de desintegração da personalidade.

Nesse sentido, podemos compreender que isso se deu por conta da falta da contemplação e do reconhecimento do outro, o que acarretou no desaparecimento  tanto a alma exterior como a interior.

E é por isso que a frase, “um silêncio vasto, enorme, infinito” diz respeito a passagem do tempo e o barulho do pêndulo aumentar, pois no sítio vazio, as indagações dela e a dissipação da alma interior do protagonista ocorrem.

 

respondido por: yuri14rodrigues
7

Durante o conto "O espelho", podemos inferir que a personalidade do alferes foi se desmanchando com o tempo, mudando drasticamente. Correspondente a alternativa C).

O conto realiza uma análise minuciosa acerca do comportamento humano. Nele, a "alma externa" está diretamente relacionada com o status social e a visão que outras pessoas têm sobre nós.

A personalidade verdadeira se sobressai muito mais do que estes outros elementos.

O conto é um gênero de aspecto literário (o que conta uma narrativa). Nele, as histórias do texto sempre apresentam apenas um único clímax, assim como o seu próprio universo, juntamente com seus personagens e acontecimentos de origem imaginária ou de ficção.

Ele apresenta características diversas, como:

  • Um narrador, que é a voz dentro da história. Podendo ser narrador-personagem, narrador-observador (não participa do conto) ou narrador-onisciente (sabe de tudo no conto);
  • Conflito, que é um acontecimento ou uma ação que irá mover a trama principal do conto;
  • O conto tem um tamanho pequeno, mesmo com sua estrutura fechada de início, meio e fim.

Mais sobre contos em: brainly.com.br/tarefa/41264242

Anexos:
Perguntas similares