"Para inaugurar é preciso ter um defunto. Mas, por desgraça, nenhum turista se afoga, nenhuma calamidade se abate sobre a cidade e os moribundos têm o desplante de ressuscitarem. Na ordem estabelecida por Odorico, o bem vira mal e o mal, bem." A comicidade de O Bem-amado, de Dias Gomes, deriva em grande medida da inversão de valores que a peça encena. Considerando os propósitos satíricos da obra, assinale a alternativa que evidencia tal inversão. a) A destinação de recursos para a construção de um cemitério público confere dignidade aos mortosb) A hospitalidade dada aos doentes ilustra o uso do orçamento em prol do sistema público de saúde. c) A promoção do pistoleiro a delegado de polícia visa à reinserção social do criminoso. d) A inauguração do cemitério dá oportunidade a que se reverencie a memória do benfeitor da cidade.
#UNICAMP
Respostas
respondido por:
7
A alternativa correta é a (D).
"Letra d:) A inauguração do cemitério dá oportunidade a que se reverencie a memória do benfeitor da cidade".
Essa alternativa evidencia uma inversão de valores enorme, visto que tal ação foi aprovada pelo prefeito Odorico - da obra "O Bem-amado" -, de Dias Gomes.
Basicamente, o prefeito queria reintegrar o pistoleiro à sociedade para que este pudesse cometer um crime e, consequentemente, contribuísse (de certa forma) para a inauguração do cemitério municipal.
Portanto, ficou bem claro que o prefeito Odorico agiu com hipocrisia ao querer aprovar tal ação, pois o seu desejo era ser lembrado como alguém que fez algo importante pela cidade.
Se tem alguém capaz de lograr êxito, esse alguém é você!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás