Em julho de 1917, convocou-se, em São Paulo, uma greve geral, com adesão de 45.000 trabalhadores, para pedir aumento salarial. A greve se estendeu ao Rio de Janeiro e levou o governo a reforçar o aparato repressivo e decretar estado de sítio em 1918. Nos anos de 1917-1919, o Chile registrou o recrudescimento da agitação sindical. Mobilizavamse com facilidade 100.000 trabalhadores, como durante as manifestações contra o custo dos alimentos em 1918 e 1919. A Argentina foi outro país que teve um movimento sindical poderoso. Entre 1917 e 1921, o movimento sindical conheceu seu apogeu. Apenas durante o ano de 1919, registraram-se 367 greves na capital Buenos Aires. Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta. a) Os movimentos grevistas foram espontâneos e apartidários nos anos de 1910, rejeitando a infiltração ideológica das lideranças sindicais, de maioria marxista e comunista, pouco mobilizadoras no período. b) Os movimentos sindicais estavam em processo de fortalecimento, entre outras razões, pela intensa ruralização dos países latino-americanos na década de 1900. c) O processo de fortalecimento dos movimentos sindicais enfrentou um forte aparato repressivo, nos anos de 1920, marcado pela colaboração entre os Estados latino-americanos. d) Os movimentos sindicais latino-americanos apresentavam, em 1917, especificidades em relação aos da Europa quanto às pautas reivindicatórias dos trabalhadores.
#UNICAMP
Respostas
Resposta:
letra d
Explicação:
Os movimentos que ocorreram nesse período tinham por objetivo maior a buscar por melhores condições de trabalho. Além de tudo isso, é importante frisar que esses movimentos tem influencia de alguns países europeus como a Itália que traz para o Brasil o sindicalismo ou anarco - sindicalismo.
É correta a alternativa D, o que se explica em parte pelo fato da industrialização da América Latina, e consequentemente da formação da sua classe proletária, ser tardia em relação a Europa.
Deste modo, enquanto os movimentos sindicalistas europeus na década de 1910 já se organizavam, em grande medida, em defesa da revolução socialista ou, no mínimo, de uma mudança estrutural das políticas econômicas dos seus países, aqui ainda havia a luta por reivindicações básicas, como melhores salários, segurança no trabalho ou mesmo incentivos para a alimentação dos trabalhadores.